Secretaria de Governança
A partir desta segunda-feira (16), as obras avançam para as faixas da esquerda nos dois sentidos do Viaduto Kanebo, região sul de São José dos Campos, finalizando as intervenções na pista. Como ocorreu nos trechos duplicados, será implantada a junta de dilatação nas pistas centrais. A estrutura é instalada para evitar os desgastes entre as lajes do viaduto.
Para a conclusão dessa etapa das obras, será necessário interditar duas faixas da esquerda no sentido centro e no sentido bairro. Os trabalhos devem ser realizados durante toda a semana, quando o trecho será perfurado para receber as juntas de dilatação e concretado. As pistas devem ser liberadas ao trânsito no próximo dia 23.
Neste período, os carros circularão nas duas faixas da direita em ambos os sentidos do viaduto. O motorista que preferir evitar o viaduto durante essas obras pode utilizar a Avenida Sebastião Henrique da Cunha Pontes no sentido centro. A alternativa de acesso para a zona sul é seguir pela Avenida Benedito Matarazzo e acessar o viaduto da Johnson.
Além da instalação das juntas de dilatação, estão sendo realizados os trabalhos para a implantação de calçadas, muro de contenção em terra armada, além de colocação de grama. Após essa etapa, será necessário somente a instalação da iluminação e revitalização do canteiro central, uma vez que os postes de iluminação já estão implantados no local.
Os trabalhos no Kanebo devem ser concluídos até o final de maio, antes do prazo previsto que era a segunda quinzena de junho. Cerca de 100 mil carros utilizam todos os dias o viaduto, que faz a ligação da região sul com o centro da cidade, com a região oeste e também com a rodovia Presidente Dutra.
A Prefeitura está investindo R$ 11,5 milhões na duplicação do viaduto no sentido centro, que irá garantir duas faixas extras de rolamento aos veículos que circulam pelo Kanebo, além da ampliação em marginais e na Avenida Florestan Fernandes.
Desde abril de 2014, os motoristas que trafegam no sentido bairro já contam com faixas extras, que otimizaram o trânsito no sentido zona sul. Foram investidos cerca de R$ 10 milhões na obra, que estava parada e foi retomada pela Prefeitura em 2013.