Secretaria de Governança
Com cerca de 200 coreografias dos mais variados gêneros, a 27ª edição do Festidança começa nesta sexta-feira (20), às 19h, no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior, 84, 3º andar – Centro). A abertura será com espetáculos da Cia Jovem de Dança, de São José dos Campos, e da Cia de Dança Anderson Couto.
Todas as apresentações do Festidança são gratuitas e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência nas bilheterias dos locais de apresentação. Além do Teatro Municipal, o festival terá uma programação paralela nas Casas de Cultura, na Praça Dr. João Mendes, shoppings e na Rodoviária Nova, com oficinas, mostras competitivas e outras exibições coreográficas.
Entre as participações especiais estão a Cia Cisne Negro, o Balé Ana Araújo, a Elo Cia de Dança, a bailarina Eliete Santos, a Elo Cia de Dança, a Artvidance e bailarinos da Associação Síndrome de Down (Asin), entre outras atrações.
Serão dez dias de evento, com coreografias de balé clássico, estilo livre, sapateado, danças urbanas, étnicas, de salão, entre outras. Nesse período, também será realizada a 2ª Mostra de Dança da Região Sul, nos dias 21, a partir das 19h, e 22 de maio, a partir das 17h, na Casa de Cultura Flávio Craveiro (Avenida Lênin, 200 – Dom Pedro I), em que grupos e academias de dança da região sul ganham espaço em um evento que incentiva a troca de experiências e a difusão das variadas expressões da dança.
Histórico
O Festidança, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), foi criado em 1989, pela Comissão Municipal de Dança, com o objetivo de valorizar a criação coreográfica e o intercâmbio cultural entre os bailarinos.
Completando 27 anos de existência, ele figura entre os melhores festivais de dança do Brasil. Nesses anos, passaram pelo palco do Festidança cerca de 5 mil grupos, mais de 50 mil bailarinos de todo Brasil, com um público estimado em mais de 300 mil espectadores.