Prefeito recebe termo de uso da Tecelagem Parahyba ao município
16/05/2016
Tecelagem Parahyba
São José recebeu na tarde desta segunda-feira o decreto de Permissão de Uso para o complexo da antiga Tecelagem Parahyba Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

 O prefeito recebeu na tarde desta segunda-feira (dia 16) o decreto de Permissão de Uso para o complexo da antiga Tecelagem Parahyba, ao lado do Parque da Cidade, Roberto Burle Marx, em Santana, região norte de São José dos Campos. O decreto foi assinado pelo Governador do Estado, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, na capital, e agora segue à Procuradoria Geral do Estado para ser efetivado.

A assinatura do decreto foi resultado de intensa mobilização por parte da Prefeitura e de lideranças do setor cultural do município. No mês passado, o município recebeu ordem para desocupar os galpões da antiga tecelagem, que seria vendida pelo Governo do Estado, proprietário da área.

"Foi uma grande conquista para a cidade e, agora, assim como está ocorrendo no Vicentina Aranha, será um grande desafio. Não é fácil recuperar e manter uma construção antiga deste tamanho, mas é imprescindível para a cidade a  conservação de todo aquele patrimônio histórico, cultural e arquitetônico", disse o prefeito. 

“Acho que nós demos um passo importante para garantir essa conquista em São José dos Campos, porque a Tecelagem Parahyba é um patrimônio importante de São José dos Campos do ponto de vista cultural, do ponto de histórico e até mesmo do ponto de vista afetivo. Seria um erro vende-lo, como pretendia inicialmente o Estado, e estamos muito felizes com esse novo passo na direção da transferência definitiva daquele patrimônio ao município”, afirmou o prefeito.

Com a assinatura do decreto e o posterior aval da procuradoria, o município passará a ocupar e conservar todos os 55 mil metros quadrados de área construída do complexo. A conservação dos prédios também ficará a cargo do município.