Secretaria de Governança
A quarta edição da Jornada de Diálogos para a Construção de Políticas Públicas para a Igualdade Racial reuniu cerca de mil pessoas, a maioria jovens e estudantes, em São José dos Campos. O objetivo do encontro, realizado pelo Departamento de Igualdade Racial, da Secretaria de Promoção da Cidadania, da Prefeitura, foi discutir a igualdade de direitos, independentemente da raça, cor ou credo.
O evento ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de maio e teve discussões pautadas pelos temas: “Juventude - Temas e dilemas nos dias atuais”, “O protagonismo das jovens mulheres negras na ocupação dos espaços” e “A crise dos valores humanos e a ascensão da intolerância - Qual é o caminho para a mudança?”.
“Saber mais sobre nossos direitos e que a legislação brasileira não separa nem diferencia as pessoas, nos dá força para enfrentar qualquer tipo de preconceito,” comentou Larissa Santos, estudante, 16 anos.
A atividade teve a participação especial da Coordenadora Geral de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura de São Paulo, da idealizadora do Projeto Creators, Ísis Caroline Vergílio, do jornalista do Conselho Nacional de Igualdade Racial, Nuno Coelho, e do coordenador do Curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera, Professor Sandro Ilídio.
A coordenadora explicou que o foco da jornada é realizar rodadas de conversa e bate-papos com alunos, professores, profissionais da educação e cidadãos. “Nosso objetivo não é comemorar o 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, mas promover a reflexão sobre os avanços e buscar um olhar diferenciado na aplicação das políticas sociais e dos direitos de todos.”
Nas últimas edições, mais de cinco mil pessoas participaram dos 13 debates realizados nestas atividades. De acordo com o senso IBGE 2010, aproximadamente 26% da população joseense se declara da cor preta ou parda, cerca de 180 mil pessoas.
Mais informações sobre as políticas de igualdade racial podem ser obtidas pelo telefone 3932-8614.