Oficinas gratuitas no LEDI reúnem mais de 200 pessoas
17/05/2016
Oficinas gratuitas no LEDI reúnem mais de 200 pessoas
Espaço Maker quer incentivar o aluno a construir seu projeto, usando a tecnologia, material reciclável e as próprias mãos como ferramentas Foto: José Aparecido/PMSJC

Secretaria de Governança

As oficinas gratuitas, promovidas pela Prefeitura de São José dos Campos, reuniram mais de 200 pessoas na manhã do sábado (14). As atividades foram realizadas no Espaço Maker do LEDI (Laboratório de Educação Digital e Interativa), na região sul da cidade.

Inaugurado dentro do LEDI no final de 2015 em parceria com a Fundação Lemann, o Espaço Maker tem como proposta incentivar os alunos a construir seus próprios projetos, usando a tecnologia, os materiais recicláveis e as próprias mãos como ferramentas para a criação.

Ao todo, foram ministradas cinco oficinas: Scrath, Robótica e Aplicativos/Games. Além disso, outras duas com atividades manuais: Robisco (confecção de robôs com recicláveis) e Pioneirismo (construção com bambu).

Para a coordenadora do Programa Escola Interativa, o movimento do 'aprender fazendo', oferecido pelo Espaço Maker, possibilita desenvolver de forma mais interativa e lúdica uma ampla gama de habilidades digitais e analógicas, linguagens de programação, impressão 3-D e robótica.

“Além das habilidades que adquirem colocando a mão na massa, as crianças aprendem solucionar problemas, dividir as descobertas com os colegas e que o aprender pode ser interessante e divertido", disse a coordenadora.

Colocando a mão na massa

Um dos destaques foi a oficina de Scratch (linguagem de programação gráfica), ministrada por Victor Mammana, diretor do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer. A proposta foi ensinar aos alunos uma linguagem de programação de fácil entendimento, possibilitando a criação de jogos.

Na Robótica, os alunos aprenderam a construir modelos de carros utilizando os comandos básicos de programação. Já na oficina Robisco, os participantes colocaram a “mão na massa” para a criação de um robô com material reciclável e motor simples (encontrado em carrinhos de controle remoto).

Na oficina de Aplicativos/Games, os alunos utilizaram os tablets para jogar e conhecer os aplicativos disponibilizados. E na oficina de Pioneirismo (construção com bambu), em parceria com a equipe de Escoteiros do Núcleo do Próvisão, os alunos aprenderam mais sobre a técnica de criação de nós em sisal e tripés que serão utilizados na construção de pontes e tendas.