Debate e orientação alimentar encerram o Mês das Mães no Vicentina Aranha
18/05/2016

Secretaria de Governança

O projeto Contraponto: Ideias e Desafins, do Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana), discutirá o Nascimento no Brasil nesta quinta-feira (19), a partir das 19h30, na Sala de Leitura Réginaldo Poeta, com entrada franca.

O debate terá como convidadas três médicas especializadas em partos: a pediatra Alessandra Silva, a obstetra Rosana Fontes e a médica homeopata Sônia Maria Toledano Romero. Em 2015, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um alerta sobre o excesso de cesarianas desnecessárias em diversos países. O Brasil é líder disparado nesse tipo de parto com mais da metade dos nascimentos no país: 53,7%.

Na sexta-feira (20), a partir das 9h30, ocorre no Quiosque Alfredo Galvão, do Parque Vicentina Aranha, o Food Revolution Day, um dia anual de ação global para celebrar a boa comida. O movimento internacional, idealizado e liderado pelo chef e ativista inglês Jamie Oliver, realiza todo ano uma ação mundial para conscientizar as pessoas sobre comida de verdade, alimentos frescos e sobre as perigosas consequências dos maus hábitos alimentares, principalmente os das crianças. Inscrições abertas para grupos pelo telefone (12) 3911-7090.

Finalizando a programação especial do Mês das Mães, no domingo (22), às 9h30, no Quiosque Alfredo Galvão, o Instituto Marco de Dança apresenta o espetáculo Símbolo Mãe, uma intervenção para homenagear todas as famílias.

Ainda neste domingo (22), às 10h30, a banda joseense John John Blacksmith lança o disco homônimo no Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus. No lançamento, a banda tocará música folk, com influências de rock, country e blues.

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.