Encontro reúne 300 pessoas na mobilização contra exploração sexual
18/05/2016
Encontro reúne 300 pessoas na mobilização contra exploração sexual
O encontro em SJC reuniu profissionais que atuam na área, como assistentes sociais, psicólogos, professores, médicos, entre outros Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Cerca de 300 pessoas participaram na manhã desta quarta-feira (18) do 3º Encontro Municipal “Todos Unidos contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, no Cedemp – Centro de Educação Empreendedora.

O evento, encabeçado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura e da Fundhas, foi mais uma ação de conscientização e mobilização referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio).

O encontro reuniu profissionais que atuam na área, como assistentes sociais, psicólogos, professores, médicos, entre outros, e o Promotor da Infância e da Juventude de São José dos Campos.

“A violência sexual contra a criança e adolescente é a violação de direitos mais cruel”, disse o promotor, lembrando o caso Araceli, que no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. “Por isso estamos aqui hoje, essa violência inspirou a campanha nacional”, acrescentou.

A secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura informou que nos três primeiros meses deste ano foram registrados 52 novos casos de violência contra crianças e adolescentes, sendo 50 meninas. “Essas são as denúncias que chegaram aos nossos serviços, mas muitas outras violências podem estrar acontecendo e a maioria é intrafamiliar. Por isso, é importante trazer visibilidade a esta questão e debater o assunto durante o ano todo.”

A presidente da Fundhas agradeceu às pessoas presentes no encontro por terem a coragem de ser militantes numa área como essa, trabalhando incansavelmente por uma vida melhor para crianças e adolescentes. “É fundamental que haja interação das crianças com os adultos de forma saudável e feliz”, enfatizou.

O evento começou com uma apresentação de um grupo de dança intergeracional da Casa do Idoso Leste. Em seguida, foi a vez de jovens atendidos pela Asin (Associação Síndrome de Down) dançarem no palco. Houve também a premiação dos cartazes mais criativos sobre o tema da campanha, que ficaram expostos no Parque Vicentina Aranha e no Centro da Juventude. Os vencedores foram alunos Antônio Augusto Araque de Souza e Aref Edmar de Oliveira, da Fundhas Novo Horizonte, e Thales Barbosa Lopes e David Monteiro, da EMEF Leonor Pereira Nunes Galvão.

Em seguida, a médica pediatra Ana Carla Figueiredo e o promotor debateram com os presentes o tema central da campanha, violência sexual contra crianças e adolescentes, com mediação da médica, representante do CMDCA.

O objetivo da campanha é mobilizar e convocar a sociedade a se engajar no combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes, bem como na defesa dos seus direitos. A intenção é estimular e encorajar as pessoas a denunciar ou revelar situações de abuso e violência sexual. Dois dos canais para receber denúncias desta natureza são os telefones Disque 100 (nacional) e 153 (municipal).

Em São José dos Campos, a rede de proteção conta com a atuação das Secretarias de Desenvolvimento Social, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e rede de abrigos; Saúde; Promoção da Cidadania e Fundhas. O trabalho é agregado por órgãos parceiros como o Conselho Tutelar, a Vara da Infância e da Juventude, Promotoria da Infância e da Juventude, Defensoria Pública e a Delegacia de Defesa da Mulher.