Palestra aborda pensamentos limitantes no Centro Pop 2
18/05/2016
A psicóloga e life coaching, Rosana
A psicóloga e life coaching Rosana, usou um método reflexivo para proporcionar aos envolvidos um espaço e pensar sobre sua trajetória Foto: Natália Ribeiro / Divulgação

Secretaria de Governança

A unidade Centro Pop 2, que atende pessoas em situação de rua, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de São José dos Campos, promoveu na manhã desta quarta-feira (18) uma palestra com o tema “Como Eliminar Pensamentos Limitantes”. O evento reuniu 30 pessoas.

A palestrante foi a psicóloga e life coaching Rosana Oliveira, que usou um método reflexivo para proporcionar aos envolvidos um espaço para pensar sobre a sua trajetória de vida. A proposta da atividade é aprimorar e ampliar as capacidades pessoais e profissionais dos atendidos para chegar no seu objetivo de vida ou até na conquista de seu sonho pessoal.

“Acredito que por meio desta palestra todos puderam enxergar quais os caminhos que devem tomar para chegar em seus objetivos de vida. Eles saíram daqui com um material para praticar o passo a passo na vida deles. O hoje é sempre de mudança e o tempo é agora”, disse Rosana Oliveira.

O ponto alto da manhã foi a apresentação do filme “Vida Maria”, que mostra uma realidade vivida no interior do nordeste, onde a personagem Maria vivia uma infância de sonhos e por instantes foi interrompida. O filme faz uma reflexão das condições que muitas pessoas vivem, do se acomodar e não buscar construir um futuro melhor.

“A palestra foi muito objetiva e esclarecedora pra mim. Eu fiz uma mudança na maneira de olhar a vida, ter novas perspectivas”, disse Marco Aurélio Marcelino, atendido no Centro Pop 2.

Na parte da tarde, a equipe técnica do Centro Pop 2 realizou um cadastro dos atendidos na unidade, detalhando o perfil profissional de cada um, visando o encaminhamento para as vagas de trabalho disponíveis no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), ligado à Secretaria de Relações do Trabalho.

A unidade conta com equipes multidisciplinares e atende cerca de 80 pessoas por dia, oferecendo várias atividades, como oficinas de artesanato, atividades esportivas, grupos de atendimento psicossocial, encaminhamentos aos serviços de saúde, inclusão no Cadastro Único e cursos de qualificação profissional.