Estudantes são coautores do livro “São José - A Cidade da Gente"
19/05/2016
Estudantes são coautores do livro “São José dos Campos - A Cidade da Gente
A comunidade escolar Maria Ofélia Veneziani Pedrosa comemorou lançamento do livro “São José dos Campos - A Cidade da Gente” Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A comunidade escolar da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, no Limoeiro, região oeste de São José dos Campos, comemorou nesta quinta-feira (19), o lançamento do livro “São José dos Campos - A Cidade da Gente”. A obra do escritor José Santos foi escrita com a participação dos estudantes.

No ano passado, José Santos se reuniu com um grupo de estudantes da EMEF Maria Ofélia para coletar depoimentos e visitar os principais pontos históricos e culturais da cidade. O projeto “A Cidade da Gente”, patrocinado pela Monsanto e Editora Olhares, traz agora o livro à comunidade. Com apoio da Prefeitura de São José, serão distribuídos 2.600 exemplares ao público.

A cerimônia de lançamento reuniu apresentações culturais dos alunos do período integral da escola e da Banda da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), além de atividades promovidas por funcionários e estagiários da unidade da Monsanto em São José.

O prefeito elogiou a iniciativa e destacou a importância da participação dos alunos e professores na obra. “Não há nada mais importante do que aprender e a escola existe não só para aprendermos sobre coisas que já aconteceram, mas estarmos sempre adquirindo novos conhecimentos. Essa obra é muito importante, foi um trabalho de construção coletiva, com a participação dos alunos e professores”, disse.

O escritor também destacou a participação dos alunos na obra. “Os alunos foram coautores desse livro, o trabalho todo foi feito aqui na escola com o envolvimento da comunidade escolar. Foi a partir das redações e visitas dos alunos que eu escrevi este livro, o projeto só está começando!”, afirmou José Santos.

Para a diretora, o projeto serve como um incentivo à leitura. “Esse projeto tem grande impacto na nossa escola, porque possibilitou que os alunos vivenciassem e experimentassem a escrita de um livro, uma oportunidade única! Eles foram protagonistas do próprio conhecimento e, a partir de agora, podem se apaixonar mais pela leitura”, disse.

“Foi muito emocionante participar desse projeto, é uma realização incrível para o reconhecimento da nossa escola. Alguns dos nossos textos estão no livro e isso envolveu a escola inteira, todos se dedicaram e se uniram para que acontecesse”, ressaltou Isabela Lisboa, 14 anos, estudante do 9º ano.

O autor

José Santos é mineiro de Santana do Deserto e vive em São Paulo desde 1991. É autor de vários livros de poesia para crianças e jovens e diretor do Museu da Pessoa, onde trabalha desde 1993. Pesquisa a vida e obra de autores brasileiros, coordenando o projeto Memória da Literatura Infantojuvenil, que já entrevistou dezenas de escritores, ilustradores e editores.

Patrocinado pela Monsanto, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e pela Editora Olhares, o projeto “Cidade da Gente” é direcionado a alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental e ocorreu de abril a dezembro de 2015. Além de São José dos Campos, a ação percorreu outras cidades, como Balsas (MA), Campo Verde (MT), Não Me Toque (RS) e Paracatu (MG).