Projeto Campos de Experimentação Sonora tem oficina e apresentação
19/05/2016

Secretaria de Governança

O projeto Campos de Experimentação Sonora, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, vai realizar nesta sexta-feira (20), das 18h às 22h, a oficina “Hackeando o Invisível – possibilidades estéticas em arte sonora a partir de eletrônica mínima”, conduzida pelo músico Marcelo Muniz.

A atividade será no Espaço Piraquara (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana). Para participar da oficina, que é gratuita, é necessário se inscrever pelo e-mail oficinas.ces@gmail.com, informando nome completo, idade, endereço eletrônico e telefone para contato.

Já no sábado (21), às 20h, o projeto estará no Centro de Estudos Teatrais (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana), para a apresentação “Brechó de Hostilidades Sonoras”, com a participação do compositor multimídia André Damião. A entrada é franca.

A oficina visa difundir a construção de sistemas, utilizando eletrônica elementar, capazes de transformar sinais não audíveis existentes no ambiente em sinais sonoros, possibilitando construções estéticas e fomentando poéticas em música e arte sonora. Serão construídos sistemas simples que permitem, por exemplo, ouvir a frequência de oscilação da luz de uma lâmpada ou os ruídos eletromagnéticos gerados por um computador.

Brechó de Hostilidades Sonoras inspira-se no caos plástico-sonoro das feiras de trocas e camelódromos. A proposta busca por meio da livre improvisação a (des) organização sonora espontânea pautada no excesso, gerada pela distribuição múltipla e aleatória de objetos (não) sonoros. Esta apresentação é realizada pela banda-duo, formada por Marcelo Muniz e Natacha Maurer.

André Damião é compositor multimídia formado em Composição com ênfase em Música Eletroacústica pela Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho (UNESP). Desenvolve trabalhos em música de câmara, eletroacústica, performances audiovisuais, vídeo arte, instalações sonoras e interativas.