Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida
A Prefeitura de São José dos Campos realizou durante a manhã deste sábado (21) a abertura da 5ª Olimpíada/1ª Paralimpíada Servidor em Movimento - Cidade Saudável. A cerimônia ocorreu na Escola Municipal Vera Lúcia Carnevalli Barreto, em Santana, e contou com a presença do prefeito e parte dos secretários municipais.
Cerca de 400 servidores da Prefeitura e funcionários de instituições vinculadas participaram do evento. A cerimônia de abertura teve desfile das secretarias participantes, juramento dos atletas e acendimento da pira olímpica, realizado pelo atleta olímpico do basquete, o joseense José Geraldo.
O evento será realizado pelos próximos 43 dias em diversas modalidades esportivas e recreativas. Até agora, foram efetivadas cerca de 350 inscrições, número que poderá aumentar durante a competição, uma vez que os servidores interessados poderão se inscrever até o início de cada modalidade.
Neste sábado (21), foram realizadas as primeiras disputas de modalidades recreativas, como basquete adaptado em cadeiras de rodas (para pessoas sem deficiência física), cabo de guerra, tapete mágico e queimada.
A competição tem como objetivo a integração dos servidores e busca ser uma motivação para a prática de atividades esportivas, visando à melhoria da qualidade de vida. A organização é das secretarias de Administração e de Esportes e Lazer. Para Francisco Giuspe, um dos organizadores desde a primeira edição da Olimpíada, a maior satisfação é saber que o evento é feito pelo servidor para próprio servidor.
Paralimpíada
A novidade deste ano na competição foi a inclusão de servidores com algum tipo de deficiência física. Eles vão competir em modalidades adaptadas e jogos de mesa.
A iniciativa foi bem recebida pelos competidores, caso do cadeirante Luís Daniel da Silva, da Secretaria de Esportes e Lazer. “Foi uma oportunidade muito bem-vinda e estou com muita expectativa para competir”, afirmou.
Quem também estava muito motivada era Lucema de Morais Barbero, que trabalha em uma Unidade Básica de Saúde e tem deficiência física. “Vou participar do que eu puder e quero ganhar muitas medalhas, porque eu posso.” Logo no primeiro dia de competição ela faturou uma medalha na bocha adaptada.
A competição tem um
hotsite exclusivo de inscrições e informações gerais.