Integra oferece oficina de artesanato para as mães dos atendidos
23/05/2016
 Integra oferece oficina de artesanato para as mães dos atendidos
Com três anos de existência, a ‘Oficina de Mães’ reúne seis pessoas e tem como objetivo ampliar o convívio social dos envolvidos Foto: Natália Ribeiro / Divulgação

Secretaria de Governança

O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (Integra), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), promove semanalmente uma ‘Oficina de Mães’, envolvendo, além das mães, os pais e acompanhantes de atendidos na unidade.

Com três anos de existência, a ‘Oficina de Mães’ reúne seis pessoas e tem como objetivo ampliar o convívio social dos envolvidos, estimular a criatividade e o trabalho em equipe, por meio das técnicas do artesanato, inclusive com possibilidade de geração de renda.

“É uma oficina de mães, mas que conta com pai e também acompanhantes dos atendidos. Todos podem participar”, disse Cléo Oliveira, uma das artesãs responsáveis pela oficina. Segundo ela, é muito gratificante ensinar e passar conhecimento para eles. “Queremos chamar mais gente e principalmente mais pais.”

Os encontros ocorrem todas as terças, das 8h às 12h, e das 13h às 17h; às quintas, das 8h às 12h, e às sextas-feiras, das 13h às 17h, quando são desenvolvidas as técnicas artesanais de tear, crochê, decoupage, tricô, fuxico e tapeçaria.

“É muito bom participar dessa oficina, porque é uma terapia pra mim. Enquanto o meu filho está participando das atividades dele, aqui na oficina das mães eu divido sentimentos e experiências com as outras mães, além de ser um espaço também de troca de conhecimento. O meu filho hoje está na oficina de culinária, quando chegamos em casa nós reproduzimos o que ele aprendeu e o que eu aprendi”, disse Isabel Dyrgalla, participante há três anos da oficina.

“O bom da oficina é que nós fazemos e aprendemos de tudo a cada encontro. Eu posso estar fazendo fuxico hoje e ao mesmo tempo aprendo com outra mãe um pouco sobre tapeçaria”, disse Sandra Silva, participante há dois anos da oficina e acompanhante de um atendido do Integra.

“É muito bacana esta oficina. Quando eu cheguei no primeiro dia, as professoras artesãs e a mães me apoiaram muito, além de me fazer lembrar muito da minha vó e mãe, porque elas faziam essas atividades artesanais. Hoje, é uma terapia pra mim, além de possibilitar uma renda extra (com a venda do material confeccionado)”, disse José Miranda da Silva, participante há dez meses da oficina.

O Integra é um serviço totalmente gratuito, voltado às pessoas com deficiência e suas famílias. São atendidas pessoas com mais de 14 anos, com algum grau de deficiência (física, auditiva, visual, intelectual, múltipla e autismo). A unidade atende na Rua Machado Sidney, 145 – Centro.