Secretaria de Governança
A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (28), das 8h às 17h, um arrastão contra a dengue em parte da região central da cidade, que compreende dez bairros: Vila Santa Rita, Jardim Nova América, Jardim Nova Europa, Vila Higienópolis, Jardim Esplanada I, Jardim Esplanada II, Jardim Apolo I, Jardim Apolo II, Vila Ema e Vila Nove de Julho. A expectativa é trabalhar 3.216 imóveis, de 133 quadras.
Este será o 9º sábado consecutivo de arrastão. O governo do Estado prorrogou a vigência da campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, que agora vai até o final de maio. O projeto prevê repasses do Fundo Estadual de Saúde para o pagamento de diárias aos profissionais que trabalharem um dia a mais na semana. A remuneração extra será de R$ 120 por agente e para cada dia de trabalho. A previsão é colocar na rua 55 agentes, a cada sábado.
O objetivo é recolher os objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o mosquito. Os agentes passarão de casa em casa orientando e auxiliando os moradores a recolher todo o material que pode ser descartado e aplicando larvicida em criadouros fixos. Um caminhão passará recolhendo todo o material.
Nos oito últimos sábados, a ação foi realizada em bairros da região norte, leste, sul, sudeste, outra parte das regiões leste, centro, sul e oeste, respectivamente. Já foram recolhidos 6.160 quilos de objetos que poderiam servir como criadouros.
Os arrastões são ações importantes de prevenção e combate ao mosquito da dengue. Por isso, é fundamental que as pessoas compreendam que a prefeitura não vai recolher móveis velhos, como sofás e camas. Apenas os criadouros, aqueles objetos que podem juntar água e, por isso, representam um perigo já que favorecem a proliferação do mosquito.
Além do arrastão de sábado, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão nas ruas nesta sexta-feira (27), em ações de rotina, com nebulização e rescaldo dos arrastões anteriores. Para isso, os agentes estarão nos seguintes bairros Bosque dos Eucaliptos, Jardim Estoril, Jardim Madureira, Conjunto Residencial Primavera, Jardim Del Rey, Jardim Satélite, Jardim América, Jardim Nova Michigan, Conjunto Residencial Elmano Veloso e Vila Tesouro.
Até agora, São José dos Campos tem 1.314 casos confirmados de dengue, dos quais 1.128 autóctones (contraídos no próprio município) e 86 importados (contraídos em outros municípios). A cidade também já registrou 16 casos de zika vírus e 5 casos de chicungunya, todos importados.
Apesar de ter entrado “tecnicamente” em epidemia, o número de casos vem caindo na cidade. Até abril do ano passado a cidade tinha registrado 10.383 casos. Número quase dez vezes maior que este ano.