Secretaria de Governança
O Programa Escola Interativa chegou à 39ª unidade na tarde desta terça-feira (24), com a implantação na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Rosa Tomita, no Jardim São José II, região leste.
“Hoje a Escola Interativa chega para abrilhantar ainda mais o ensino nesta escola que já é admirada. Os alunos poderão brincar aprendendo e aprender brincando, tornando as aulas ainda mais divertidas e interessantes”, disse o prefeito.
Alunos e educadores participaram da cerimônia de entrega da nova tecnologia e da aula inaugural aberta à comunidade escolar.
“Eu amo ler e estudar. Estava ansioso para a chegada do programa à minha escola. Agora vou poder fazer tudo o que gosto com ainda mais qualidade com a ajuda da tecnologia”, disse Marcus Vinícius Simplício, aluno do 3º ano.
O Programa Escola Interativa, implantado na rede municipal desde julho de 2014, vem contribuindo decisivamente para um novo processo de aprendizagem que une tecnologia e pedagogia. A iniciativa tem capacitado profissionais de educação, modernizando e transformando toda a rede.
“A Escola Interativa é uma ferramenta que veio para ajudar no desenvolvimento dos alunos e auxiliar os professores”, avaliou o diretor da escola.
Recursos tecnológicos
Até o final de 2016, serão 46 EMEFS e 76 escolas de Educação Infantil beneficiadas pelo programa, permitindo o acesso tecnológico e preparando mais de 60 mil alunos para o futuro.
Com o programa, as salas de aula são equipadas com os seguintes recursos tecnológicos: servidor, notebook, tablets, projetor interativo integrado com os demais equipamentos e conteúdo virtual obtido por meio de acesso à internet (via wifi).
Além das EMEFS, outras 72 escolas de Educação Infantil foram contempladas pelo programa. Neste caso, a Escola Interativa vem sendo implantada nas Salas de Leitura, deixando o aprendizado ainda mais interessante e contribuindo para a qualidade de ensino.
LEDI
Inaugurado pela Prefeitura em agosto de 2015, no bairro Floradas de São José, região sul da cidade, o Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) é um polo de cultura tecnológica voltada à comunidade escolar.
Trata-se de um “centro de inteligência” do Programa Escola Interativa. No local, são realizadas atividades de Inclusão Digital, Educação Tecnológica e criação de conteúdo educativo digital, inclusive aplicativos e jogos instalados nos tablets.