A 27ª edição do Festidança prossegue até domingo, sendo uma opção de lazer e cultura durante o fim de semana prolongado, com atrações no Teatro Municipal, no Cine Santana, na Casa de Cultura Flávio Craveiro, em São Francisco Xavier, em praças, shoppings e na Rodoviária Nova, com os mais variados estilos de dança. Lembrando que, para as atrações nos teatros e auditórios, é necessário retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria dos teatros. Todas as atrações são gratuitas.
Quem encerra o festival é a Cisne Negro Cia de Dança, com o espetáculo “Vem Dançar”, neste domingo (29), às 19h, no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior, 84, 3º andar – Centro), às 19h. “Vem Dançar” conta a história da dança através dos tempos de forma dinâmica e lúdica, mostrando o papel do Rei Luiz XIV, conhecido como Rei Sol, na divulgação massiva do ballet pelo mundo. Ele tinha esse apelido porque, artista, só se apresentava depois do pôr-do-sol.
Com direção artística de Hulda Bittencourt, que fundou a companhia há aproximadamente 40 anos, a Cisne Negro Cia de Dança segue como filosofia a originalidade, a tradição e a preocupação de formar novas plateias, buscando públicos capazes de apreciar a inovação e a beleza. O grupo já foi assistido por mais de 2,5 milhões de pessoas em 18 países, apresentando uma média de 100 espetáculos por ano.
Além da apresentação da Cisne Negro Cia de Dança, o festival terá as mostras competitivas todas as noites, a partir das 19h, até sábado, no Teatro Municipal, em ballet clássico, contemporâneo, danças urbanas, de salão, folclórica, jazz, entre outras modalidades. Além de sempre ter participações especiais.
Entre os convidados estão a Asin (Associação Síndrome de Down) que leva ao palco duas coreografias de Washington Ferreira. A Cia Jovem de Dança, da FCCR, com coreografias que misturam ballet clássico e contemporâneo, a Elo Cia de Dança, com o espetáculo “In Natura”, projeto financiado pelo Fundo Municipal de Cultura. Em estilo contemporâneo, as apresentações da Elo têm como tema os problemas ambientais. O Ballet Ana Araújo, que apresenta o espetáculo “Entre Nós”. A produção retrata o relacionamento de um casal, mostrando seus encontros e momentos de afetividade.
Além do Teatro Municipal, as atividades estarão descentralizadas em várias regiões da cidade. A rodoviária nova receberá coreografias de dança de rua da Cia Artividance, que também vai se apresentar em São Francisco Xavier e no Parque da Cidade. O Cine Santana e a Casa de Cultura Flávio Craveiro receberão Mostra Infanto-Juvenil de dança e o Vale Sul Shopping terá uma Mostra de Danças Árabes.
Desde 1989, o Festidança valoriza da criação coreográfica, o intercâmbio cultural entre os bailarinos e a divulgação da dança em todo o município e região. Em 27 anos de existência, o Festidança configurou-se como um dos melhores festivais de dança do Brasil.
Confira aqui a programação https://goo.gl/vce7o0.