Modelo de gestão de resíduos de São José é exposto em Workshop na Fiesp
Secretaria de Governança
O diretor-presidente da Urbam, participou do Workshop de Saneamento Básico: Desafios da Gestão de Resíduos Urbanos, na manhã dessa terça-feira (24) na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em São Paulo.
O evento abordou temas como a eliminação e recuperação de lixões, logística reversa, eficiência e sustentabilidade econômica dos serviços públicos (cobrança de taxas para coleta/destinação de resíduos urbanos) e efetividade dos planos de gestão de resíduos.
A gestão integrada de resíduos sólidos de São José dos Campos foi apresentada como exemplo no evento. O diretor-presidente da Urbam participou da mesa redonda e detalhou o programa de coleta seletiva que existe há 26 anos no município. Abordou a importância de um trabalho constante de conscientização da população nas residências, escolas, comércio e empresas.
“Temos equipes na rua, em contato frequente com a população. Quando um bairro perde capacidade de coleta seletiva, por exemplo, as equipes entram em contato novamente. O trabalho tem que ser diário”, ressaltou.
O evento contou com a participação de especialistas do setor. Mais informações no site da Fiesp.
Workshop sobre resíduos urbanos
A Urbam e a ABLP (Associação Brasileira de Limpeza Pública) também realizam no dia 9 de junho, das 9h às 17h, no Parque Tecnológico, o Workshop: Resíduos Urbanos – Desafios para a administração pública.
O evento tem objetivo de discutir temas importantes como tratamento de efluentes, monitoramento de aterros, cobrança de tarifas de limpeza, saúde pública, além de expor o modelo de tratamento de São José dos Campos. O workshop é voltado para prefeituras, empresas e entidades do setor, além de professores e estudantes universitários.