CMAF é a melhor opção para iniciar uma prática esportiva
25/05/2016
CMAF
O CMAF é um programa que visa instruir e orientar a população a iniciar e manter uma boa pratica esportiva de uma maneira segura Foto: Tião Martins / PMSJC

Secretaria de Governança

O Centro de Medidas de Avaliação Física (CMAF) é um programa da Prefeitura que visa instruir e orientar a população a iniciar e manter uma boa pratica esportiva de uma maneira segura, para uma vida mais saudável. 

Na zona leste o centro está localizado dentro do Estádio Martins Pereira (Rua Ana Gonçalves da Cunha,340, portão 2 - Jardim Paulista). Foi lá que um grupo de 3 amigas se uniu para vencer o sedentarismo e começar a prática esportiva.
As irmãs Cléia e Claudia Correa da Silva, junto com a amiga Franciele Aguirre Trindade, foram pela primeira vez na unidade, para incentivar uma a outra e buscar uma vida mais saudável. 

“Eu vim por causa de uma indicação de uma amiga, porque eu quero participar do Circuito de Corridas de Rua e quero saber do meu condicionamento físico antes de começar a correr”, afirmou Cléia, que pretende começar as atividades o quanto antes.

Sua irmã Claudia, foi para o CMAF para saber como estava sua saúde. “Eu pratico Muay Thay duas vezes por semana, mas é sempre bom saber como a gente está, além de dar apoio uma para outra”.

Franciele, amiga das irmãs, tem uma motivação extra. “Eu quero melhorar a minha qualidade de vida, me sinto cansada e desvalorizada. Espero que hoje seja o primeiro passo para alcançar o meu objetivo e melhorar minha autoestima”.
O procedimento é simples e gratuito. A pessoa interessada pode mandar e-mail, ligar ou mesmo ir pessoalmente para marcar uma avaliação. É recomendado que no dia o interessado compareça com roupas leves e adequadas para uma atividade esportiva. É preciso estar descansado e não estar de jejum. 

As atividades se iniciam com uma aferição de pressão, e passam para o “circuito” que pode ser adaptado as necessidades de cada candidato, dependendo da estatura, idade, condicionamento e peso. 

A supervisora das três Unidades do CMAF ressalta a importância desse serviço: “é essencial que todos saibam o que está acontecendo com o corpo, muitas vezes, nós descobrimos casos sérios e com antecedência para que a pessoa possa se cuidar”. 

"Um desses casos que pode ser descoberto logo no começo da avaliação é a hipertensão, doença grave e silenciosa que pode causar problemas no coração. “Quando notamos que a pressão está repetidas vezes elevada, a encaminhamos direto para um médico para verificar o que há de errado”. 

“Toda vez que uma pessoa vai iniciar exercício físico é fundamental consultar um cardiologista e depois vir pra cá para que nós apliquemos os testes e possamos recomendar o melhor exercício para aquela pessoa”, ressalta a supervisora. 

Os testes realizados são os antropométricos (composição corporal e índice de gordura), práticos (muscular e agilidade), cardiorrespiratórios e neuromusculares. Tão importante quanto o pontapé inicial é o acompanhamento feito pelas unidades.

A cada três meses é marcado o retorno para que o avaliado possa comparar os resultados anteriores com os novos e saber o progresso e adaptar a rotina de treino. Foi assim para Maria Gleiça, de 25 anos, moradora do Santa Inês I, que estava em sua quarta visita na unidade.

“Fiquei muito feliz na minha segunda vez quando tinha alcançado a minha meta, na terceira eu tomei um puxão de orelha porque relaxei. Hoje, eu espero estar com tudo em dia de novo”. O CMAF tem o seu atendimento gratuito para a população acima de 7 anos, atendendo também pessoas portadoras de deficiência. 

Confira as unidades 

Leste - Estádio Martins Pereira - Rua Ana Gonçalves da Cunha, Jardim - 3923-2538 
Segunda a sexta-feira - 8h às 12h | 13h30 às 17h30 

Norte - Casa do Jovem 
Avenida Olivo Gomes, 381, Santana - 3941-6813 
Segunda a sexta-feira - 8h às 12h | 13h30 às 17h30 

Sul - Centro da Juventude 
Rua Aurora Pinto da Cunha 131, Jardim América - 3932-8650 
Segunda a sexta-feira - 8h às 12h | 13h30 às 17h30