Cisne Negro encerra festival com espetáculo sobre história da dança
30/05/2016
Cisne Negro
A Cisne Negro Cia de Dança encerrou a 27ª edição do Festidança, da FCCR, na noite desse domingo (29) com o espetáculo “Vem Dançar” Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A Cisne Negro Cia de Dança encerrou a 27ª edição do Festidança, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), na noite desse domingo (29) com o espetáculo “Vem Dançar”, no Teatro Municipal. Além do espetáculo convidado, foram feitas a premiação dos melhores destaques do festival e homenagens às pessoas ligadas à dança em São José dos Campos.

Fechando o último dos dez dias de festival, “Vem Dançar” contou a história da dança através dos tempos de forma dinâmica, mostrando o papel do Rei Luiz XIV, conhecido como Rei Sol, na divulgação massiva do balé pelo mundo.

“A maioria das pessoas não tem acesso a essa história, às origens da dança, à origem do Rei Luiz XIV, então é uma maneira de trazer ludicamente essa trajetória”, explicou a assistente de ensaios Patricia Alquezar, da Cia Negro, ressaltando que esse espetáculo está em cartaz há 16 anos e é apresentado paralelamente a outros trabalhos da companhia.

O espetáculo funde o balé, teatro e aula didática, o Rei Luiz XIV faz intervenções entre os vários números contando desde os primórdios dessa arte que começou nas cortes europeias. “É uma delícia estar falando de dança, na plateia é a primeira vez que muita gente está tendo contato com essa arte, é um espetáculo para crianças, idosos, todo mundo arruma algo pra se divertir e aprender”, comentou o bailarino Marco Aurélio Nunes, que interpreta o Rei Sol.

A 27ª edição do Festidança encerrou com a premiação da mostra competitiva. Uma das vencedoras foi Luiza Ginez, do Ballet Paula Firetti, considerada a melhor bailarina do Festival. “Esse prêmio é muito importante para eu seguir minha carreira e não desanimar”, disse a bailarina, que dança há 13 anos. Ela iniciou nessa modalidade aos 4 anos de idade.

Durante o festival, o Teatro Municipal foi palco para mais de 200 coreografias nas mais variadas modalidades da dança, como o balé clássico, contemporâneo, jazz, sapateado, danças urbanas e folclóricas, entre outras.

Além do Teatro Municipal, o Festidança teve uma programação paralela nas Casas de Cultura, na Praça Dr. João Mendes, shoppings e na Rodoviária Nova, com oficinas, mostras competitivas e outras exibições coreográficas. Tudo apresentado gratuitamente.

Além do Cisne Negro, o festival contou com as participações especiais da Cia Jovem de Dança, do Ballet Ana Araújo, da Elo Cia de Dança, da bailarina Eliete Santos, da Artvidance e dos bailarinos da Associação Síndrome de Down (Asin), entre outras atrações.

O Festidança, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, foi criado em 1989, pela Comissão Municipal de Dança, com o objetivo de valorizar a criação coreográfica e o intercâmbio cultural entre os bailarinos.

Premiação do Festidança 2016

Melhor Grupo
Centro de Artes Lilian Gumieiro

Melhor Coreógrafo
Guilherme Maciel (Raça Centro de Artes)

Melhor Bailarino
Daniel Roberto (Grupo Dé Dance & Fatos)

Melhor Bailarina
Luiza Ginez (Ballet Paula Firetti)

Revelação
Matheus Barbosa de Jesus (Lume Casa Cultural)