Escola de SFX participa de Programa de Compostagem
30/05/2016

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Os professores da EMEF Professora Mercedes Rachid Edwards, no Distrito de São Francisco Xavier, participam nesta terça-feira (31) de um treinamento do Programa de Compostagem de Resíduos Orgânicos, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semea).

O treinamento será dividido em dois períodos (manhã e tarde) com os professores das turmas dos anos iniciais e dos anos finais e mostrará como transformar resíduos (restos e cascas de frutas, legumes, verduras, grãos e sementes, saquinhos de chá, filtro e borra de café, cascas de ovos, incluindo resíduos de origem animal) em composto orgânico de alta qualidade, rico em nutrientes.

Em breve, a escola dará início ao funcionamento de uma Central de Compostagem, onde serão armazenados os restos de alimentos gerados no refeitório. A escola já recebeu dez composteiras com capacidade de 250 litros cada.

O objetivo da capacitação é contextualizar a importância do processo de compostagem a partir do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que tem a compostagem como uma das estratégias para o desvio de resíduos orgânicos do Aterro Sanitário, diminuindo os impactos ambientais e aumentando seu tempo de vida útil.

Compostagem

A compostagem é um processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal. Ela tem a função de dar um destino ambientalmente correto para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos.

Ainda neste ano, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação planeja implantar o Programa de Compostagem em 11 escolas de tempo integral do município.

“Acho fundamental o trabalho nas escolas, principalmente por se tratar de espaços que têm a oportunidade de educar, com foco na sustentabilidade. Dar o exemplo torna a aprendizagem dos alunos muito mais significativa. Eles passam a vivenciar uma atitude responsável com relação à geração de resíduos”, destacou a educadora ambiental Elisa Farinha.

Plano de Resíduos

O PMGIRS, oficializado pelo Decreto 16.762 de 10 de dezembro de 2015, é o instrumento para conduzir a gestão ambientalmente responsável dos resíduos gerados no município, por meio de um conjunto de diretrizes e metas pactuadas com os diversos segmentos da sociedade.

Uma das metas do Plano é promover a compostagem dos resíduos orgânicos na fonte geradora. O tratamento dos resíduos orgânicos, somado à reciclagem dos materiais secos, aumentará consideravelmente a vida útil do Aterro Sanitário, que hoje recebe em torno de 600 toneladas de lixo domiciliar por dia.

Pelo menos 51% do lixo gerado em uma residência é composto por material orgânico. Até 2034, a meta é de que 33% dos resíduos sejam tratados nos próprios domicílios com a utilização da técnica de compostagem.

Além das escolas municipais, o programa está sendo expandido para prédios públicos e parques municipais, condomínios residenciais e bairros.