Secretaria de Mobilidade Urbana
Os riscos de beber e dirigir foram tema da palestra proferida pela Polícia Rodoviária Federal para cerca de cem funcionários da Secretaria de Transportes na manhã desta segunda-feira (30). A atividade marcou o encerramento das ações realizadas pela Prefeitura de São José dos Campos dentro do movimento Maio Amarelo.
Durante o mês de maio, a equipe de educação para o trânsito intensificou os trabalhos de conscientização e orientação à população, buscando despertar a atenção de todos para mudanças simples no comportamento, que podem contribuir na diminuição de acidentes e mortes no trânsito.
As atividades envolveram estudantes universitários, alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares, motoristas profissionais, empresas, além de blitz educativas realizadas durante o dia e a noite. Aproximadamente 10 mil pessoas passaram pelas ações do Maio Amarelo.
Para reforçar a orientação, o movimento contou com adesivos instalados em cancelas, espelhos e portas de banheiro de shoppings e nos ônibus da cidade. Com o tema “Trânsito não é brincadeira”, a campanha mostrou filhos de funcionários da Secretaria de Transportes com mensagens sobre atitudes que fazem a diferença no trânsito.
Os pequenos dão o recado sobre questões como velocidade, cinto de segurança, celular, uso da seta e álcool e direção que, de acordo com as estatísticas, são as principais causas de acidentes no município.
O Maio Amarelo é um movimento nacional de combate a mortes e acidentes no trânsito. São José dos Campos participa dessas ações desde o início do movimento, em maio de 2014.