Secretaria de Governança
A comissão organizadora do Revelando São Paulo selecionou expositores de artesanato, culinária, ranchos e grupos tradicionais de São José dos Campos, que vão participar do tradicional festival de cultura popular, realizado entre 6 e 10 de julho no Parque da Cidade. A lista com os selecionados está disponível na
internet. Os selecionados foram escolhidos pela Direção Artística e Coordenação Geral da Abaçaí Cultura e Arte, organizadora do Revelando São Paulo.
Realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), e Governo do Estado de São Paulo, o Revelando São Paulo - Festival da Cultura Paulista Tradicional promove o encontro das mais diversas manifestações culturais do Estado de São Paulo, reunindo artesãos, culinaristas e grupos de cultura tradicional de cerca de cem municípios de diversas regiões de São Paulo, contemplando o universo de caipiras, caiçaras, piraquaras, tropeiros, quilombolas e indígenas do Estado.
A pluralidade da mesa paulista, assim como o artesanato, a música, o folclore e as danças tradicionais de várias regiões reúnem-se no mesmo espaço, em uma grande celebração da identidade cultural paulista.
Durante os cinco dias do evento, o público terá contato com a tradição paulista e com manifestações culturais como catira, caiapó e cavalhada, cururu, jongo, congada e reiada, recomenda de almas, fandango, moçambique, batuque e violeiros. A cada dia, o Revelando São Paulo traz uma programação diferente e cheia de história das raízes do povo paulista.
O Revelando São Paulo é também uma viagem aos aromas e sabores da rica e deliciosa culinária paulista. Dos salgados aos doces, passando pelas comidas tropeira e caiçara, todas as regiões do Estado estão representadas nos espaços de culinária e rancho tropeiros, com receitas tradicionais guardadas por gerações. Tudo é preparado na hora, seguindo as receitas de família, muitas em fogões a lenha, construídos especialmente para o festival.
Nos espaços do artesanato, é possível conferir o trabalho de artesãos em palha de milho, folha de bananeira, cipó, madeira, ferro, crochê e bordado, entre outras técnicas e materiais. Os artesãos produzem o material ali, junto ao público, durante os dias do evento. São panos de prato, toalhas, colchas, objetos de decoração, móveis, imagens de Santos e bonecos.