Secretaria de Governança
As Casas de Cultura da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) recebem quatro exposições com entrada gratuita. No Cine Santana (Avenida Rui Barbosa, 2005 – Santana), a mostra “Detalhes”, com fotografias de Wagner Marcílio, busca evidenciar os detalhes das coisas do cotidiano e pequenos gestos que revelam aspectos inesperados da vida. A visitação é de segunda e sábado das 8h às 17h20, e de terça a sexta-feira, das 8h às 22h.
A exposição “Folhas” do artista visual Michael Silva é a atração da Casa de Cultura Johann Gütlich (Rua Elíseo Galdino Sobrinho, 10 - Jardim Morumbi). A mostra é um recorte documental da produção do artista que é constantemente baseada na natureza e suas formas, planos e transparências em composições feitas em desenhos, pinturas e xilogravuras. A Casa fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela (Rua Ambrósio Molina, 184 –Eugênio de Melo) tem duas exposições em cartaz, que podem ser vistas de segunda a sexta-feira. Uma mostra a simplicidade das brincadeiras de antigamente. A “Cultura Caiçara” reúne fotos dos encontros com o Sr. Zé da Ilha Escura enquanto ensinava a fazer redes e trocava experiências da vida caiçara com a comunidade.
Prêmio Exposição Artes Visuais 2016
Diferentes modalidades de artes plásticas serão contempladas no edital “Prêmio Exposição Artes Visuais 2016”, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. As obras podem ser expostas entre julho deste ano e janeiro de 2017 na galeria anexa ao Cine Teatro Benedito Alves da Silva, no Centro de Estudos e Formação de Educadores (CEFE), entre outros espaços do município. O edital completo está disponível no site da Fundação Cultural.
Para participar, é preciso se inscrever até 26 de junho na secretaria geral da Fundação (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana) apresentando o formulário preenchido, o portfólio da exposição e do artista, entre outras documentações.
O prêmio irá contemplar mostras de esculturas, pinturas, fotografias, instalações, performances, vídeos, entre outras produzidas por artistas de São José dos Campos já existentes em 2015 ou que estejam produzidas em junho. O valor pago para cada projeto é de R$3.500.