Contação de história, música e cursos abrem o primeiro dia do Contaí
Secretaria de Governança
A segunda edição do Contaí – Festival de Contação de Histórias de São José dos Campos terá as atividades iniciadas nesta quinta-feira (2) no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América). A entrada é gratuita e para todos os públicos.
Na parte da manhã, às 9h, terá início o curso “As cidades e seus artistas”, aplicado pelo artista Iriê Salomão. O objetivo é popularizar a arte e aproximar as pessoas das histórias escondidas nas artes presentes nas mais diferentes localidades. Nesta edição, o artista leva os participantes a uma viagem por Ouro Preto (Brasil), Madrid (Espanha) e Cidade do México (México). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas antecipadamente pelo telefone 3932-8631.
No período da tarde, às 15h, haverá contação de história com o Grupo Escopo com Dó Maior. Os artistas levam o público pelas aventuras de um conto sideral, no qual um alfaiate desiste de sua profissão e parte à caça de seres galácticos. Sete seria o número escolhido por ele. Mas o que seria o sete? É isso que as pessoas vão descobrir no conto “O alfaiate no final do Universo”.
Às 16h, o contador de histórias Giba Pedroza, faz um passeio pela tradição oral, por meio de diversos contos populares e folclóricos brasileiros. Advinhações, rimas, cantigas, trava-línguas, quadrinhas e ditados populares fazem parte da atividade.
À noite, às 19h30, o público poderá acompanhar a abertura oficial do 2º Contaí, com um bate-papo entre grandes nomes da contação de histórias, conhecidos internacionalmente, como: Daniel Munduruku, Giba Pedroza, Kiusam de Oliveira e Giuliano Tierno. Na sequência, o público poderá se divertir com um show musical apresentado pelo músico Deo Lopes, que canta “Contador de Canções”, num repertório repleto do cancioneiro popular.
Durante todo o dia haverá contações de histórias em diversas regiões da cidade, como na Feira de Santana, Fundação Casa, Pró Visão, casa do Idoso, Associação para Síndrome de Down, escolas e casas de cultura, Rodoviária nova e universidades.
O 2° Contaí – Festival de Histórias de São José dos Campos vai até o dia 6 de junho, com mais de 100 atividades gratuitas na programação, e que acontecem em todas as regiões da cidade.
As atividades serão realizadas em praças públicas, feiras livres, no Centro da Juventude, Parque da Cidade, Largo São Benedito, Parque Santos Dumont, Centro de Formação do Educador, Teatro Municipal, Parque Vicentina Aranha, nas ruas da cidade, Fundação Casa, PróVisão, escolas e universidades, organizações sociais, entre outros.
O Contaí – Festival de Contação de Histórias de São José dos Campos é uma realização da Prefeitura Municipal, sendo uma iniciativa da Secretaria de Promoção da Cidadania – Centro da Juventude. A produção executiva é da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), com parceria da Fundhas – Fundação Hélio Augusto de Souza e Secretaria de Educação. O apoio é da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Eco Museu.
Mais informações e a programação completa do Contaí podem ser obtidas pelo telefone 3932-8631.
Programação
Quinta-feira (2)
9h
Curso “A cidade e seus artistas” com Iriê Salomão
Centro da Juventude
Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América
Vagas limitadas – Inscrições 3932-8631
15h
Contação de História - “O alfaiate no final do universo”
Grupo Esopo com Dó maior
Centro da Juventude
Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América
16h
Contação de História - “Oralidades do Brasil”
Giba Pedrosa
Centro da Juventude
Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América
19h30
Abertura Oficial
Bate papo com Daniel Munduruku, Giba Pedroza, Kiusam de Oliveira e Giuliano Tierno
Centro da Juventude
Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América
21h
Show musical com Deo Lopes
Contações de Histórias
8h
Feira Santana
8h
Fundação Casa
Rodovia dos Tamoios, Km12
9h30
Pró Visão
Avenida Andrômeda, 3061 - Bosque dos Eucaliptos
10h
Fundação Casa
Rodovia dos Tamoios, km 12
10h30
Casa do Idoso – Centro
Rua Euclides Miragaia 508 - Centro
11h30
Unifesp - Universidade Federal de São Paulo
Avenida Cesare Mansueto Giulio Lattes 1201 - Eugênio de Melo
13h30
Fundação Casa
Rodovia dos Tamoios, km 12
14h
Asin - Associação Síndrome de Down
Rua Santarém 900 - Parque Industrial
14h
Casa do Idoso – Região Leste
Rua Cidade Washington 164 - Vista Verde
14h30
EE Maria Luiza de Guimarães Medeiros
Rua São Luís Gonzaga, 89 - Santana
15h
Casa de Cultura Johann Gütlich
Avenida Elísio Galdino Sobrinho 10 - Jardim Morumbi
15h30
Fundação Casa
Rodovia dos Tamoios, km 12
16h
EE Xenofonte Strabão de Castro
Rua Abelardo Alves de Paiva, 53 - Jardim Santa Inês I
17h
Terminal Rodoviário Frederico Ozanam (Rodoviária Nova)
Rua Itororó, 221 - Vila Piratininga
20h40
Univap - Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro