Novo parque na região norte receberá nome de Alberto Simões
01/06/2016
O Parque Alberto Simões está sendo instalado na área remanescente da antiga Fazenda Boa Vista, no Altos de Santana
O Parque Alberto Simões está sendo instalado na área remanescente da antiga Fazenda Boa Vista, no Altos de Santana Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

 O novo parque que a Prefeitura está construindo no Altos de Santana, na região norte, irá receber o nome do radialista Alberto Simões, um dos ícones esportivos de São José dos Campos.

A homenagem foi confirmada pelo prefeito nesta quarta-feira (01) durante vistoria às obras. “Nós teremos aqui um parque para a prática esportiva que será uma referência na região e em todo o Estado. Entendo que será uma justa homenagem, por tudo o que ele representou para o esporte da nossa cidade”, disse o prefeito.

O Parque Alberto Simões está sendo instalado na área remanescente da antiga Fazenda Boa Vista, no Altos de Santana, e conta com 125 mil metros quadrados de área verde.

Entre os equipamentos em construção no local estão uma pista de caminhada, um centro para atividades culturais e educacionais, além de uma pista de skate, duas torres de tirolesa, uma parede de escalada e pista completa de downhill (denominação em inglês para a modalidade de descida de montanha com bicicleta).

“Nós teremos um local para o lazer em família, para a contemplação da natureza e para a prática de esportes. Sem dúvida, uma grande conquista para toda a cidade”, completou o prefeito.

Estudantes e lideranças comunitárias acompanharam o prefeito durante a vistoria às obras nesta quarta-feira. A primeira fase do Parque Alberto Simões será inaugurada neste mês de junho.

Alberto Simões

O professor, historiador e radialista Alberto Simões faleceu no último dia 21 de abril, aos 67 anos.  Nascido em 1948, em Belém do Pará, ele chegou a São José em 1964.

Formado pela Faculdade de Filosofia e Letras de São José, tornou-se professor de história e geografia no Synésio Martins e passou a lecionar na ETEP pouco depois.

Alberto ficou conhecido por sua atuação no jornalismo esportivo regional. Foi um dos fundadores do programa Parada dos Esportes, há 51 anos na Rádio Clube e atualmente na Rádio Piratininga. Também foi editor de esportes do jornal Valeparaibano.

Como historiador, escreveu livros sobre o esporte em São José. Um deles sobre a rivalidade entre a Águia do Vale e o Taubaté. O autor também escreveu o "Almanaque do São José EC", em 2010, e "Esporte, Formigão e Águia", em 1992.

Também em 1992, recebeu o título de cidadão joseense. Foi homenageado em 1998 pela Associação dos cronistas esportivos do Estado de São Paulo com troféu Ford-Aceesp, como destaque do interior. Em 2014, foi homenageado com a Medalha Mérito Municipal.