Secretaria de Governança
A Prefeitura de São José dos Campos abriu licitação para contratar a empresa que irá realizar a duplicação da ponte Maria Peregrina, na região norte. A concorrência prevê abertura dos envelopes no dia 21 de junho, quando serão conhecidas as empresas participantes e os respectivos valores propostos.
A duplicação da Ponte Maria Peregrina é uma importante melhoria viária que vai beneficiar mais de 61 mil moradores de toda a região norte da cidade. Além de ligar o centro a bairros como Altos de Santana e Jardim Telespark, a ponte é um dos acessos para a rodovia SP-50, que liga São José dos Campos ao sul de Minas Gerais.
Além da construção da ponte, a concorrência prevê as obras no entorno, como terraplanagem e acesso, sistema de drenagem, sinalização viária, iluminação e projeto arquitetônico. O valor teto da concorrência é de R$ 19,2 milhões.
A licitação para a construção da ponte será pelo sistema RDC (Regime Diferenciado de Contratação). Esse regime prevê prazos e procedimentos mais ágeis para a contratação de obras e serviços de engenharia pela administração pública.
Nessa modalidade, é possível licitar a elaboração e a execução do projeto na mesma concorrência.
Mais melhorias viárias
A região norte recebeu diversas melhorias viárias desde 2013. A Prefeitura implantou o sistema de mão única na Avenida Audemo Veneziani, que foi recapeada e ganhou uma faixa exclusiva para ciclistas.
A Estrada Juca de Carvalho recebeu obras de alargamento e agora conta com uma travessia elevada. Cruzamentos importantes da região também foram readequados e as sinalizações reforçadas.
Além disso, está em andamento a implantação do asfalto na Estrada do Florindo, no Buquirinha II. A previsão é de que 4,3 mil metros da via sejam pavimentados, beneficiando cerca de 4 mil moradores dos bairros Buquirinha II, Florindo e Pedra D’Água.