Estudantes vão desenvolver carro elétrico em São José
03/06/2016
EMEF Mercedes Carnevalli Klein
A parceria será firmada em cerimônia na Escola Municipal - EMEF Professora Mercedes Carnevalli Klein, no Jardim Satélite, zona sul Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos lança oficialmente neste sábado (4), às 9h, um projeto pedagógico inédito para a produção de um carro elétrico, em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). A parceria será firmada em cerimônia na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mercedes Carnevalli Klein, no Jardim Satélite, região sul, que recebe também neste sábado mais uma edição do Prefeitura no Bairro.

A escola será a unidade-piloto do projeto Desafio Solar Interativo, que pode mais tarde ser expandido para toda a rede de ensino. O projeto visa aliar a qualidade técnica dos professores e alunos do Cephas ao desejo de estimular nos estudantes da Rede Municipal de Educação a busca pelo conhecimento e a pesquisa das tecnologias do futuro.

“O projeto propõe, ao instigar os estudantes, conceber um novo mundo em que alternativas ao modelo vigente de mobilidade, utilizando o conhecimento e a tecnologia já existente, seja mais perene e sustentável”, disse o secretário de Educação.

O desenvolvimento do trabalho teve início em março, quando a proposta foi apresentada pelo secretário de Educação ao Cephas. A partir daí, um grupo de professores e alunos dos cursos técnicos de eletrônica, mecânica e administração do Cephas iniciou as pesquisas para a definição de características do primeiro protótipo –o Solar 1. Esta fase envolveu pesquisas diversas para a definição dos parâmetros de chassi, estruturação da eletrônica de bordo, fornecedores de peças, etc.

Seleção dos alunos

Uma das tarefas mais difíceis desta primeira fase foi a escolha dos alunos que participariam da montagem do Solar 1.

Segundo o assessor técnico-pedagógico da Secretaria de Educação, a ideia foi apresentada aos alunos e professores do 9º ano da escola Mercedes Klein. Foram propostos dois desafios: uma carta de intenções explicando porque gostariam de participar do trabalho e uma proposta de projeto sobre como eles acham que deveria ser o carro elétrico do futuro. O objetivo foi avaliar a criatividade dos estudantes, e não o conhecimento técnico.

“Selecionamos cinco alunos que irão, a partir deste sábado, trabalhar no projeto junto com o grupo do Cephas. Lá, eles terão oportunidade de passar por todas as fases da montagem do carro, vão adquirir conhecimento e, no final do ano, irão nos apresentar tudo que aprenderam em forma de seminário”, disse.

Os trabalhos serão executados aos sábados sob supervisão dos professores do Cephas e com acompanhamento pedagógico e fotográfico da Secretaria de Educação.

Segundo o assessor de gestão do Cephas, o chassi já está pronto e será a partir dele que os alunos da Mercedes Klein irão trabalhar. “Serão cinco grupos de trabalho (carroceria, suspensão, validação, propulsão e eletrônica embarcada) e cada aluno da Rede Municipal participará de um grupo, sob supervisão da equipe do Cephas”, disse.

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos técnicos gratuitos.