Secretaria de Governança
O Programa Qualifica da Prefeitura de São José dos Campos abre a partir deste sábado (4) as inscrições para oficinas de artesanato e cursos. São 140 vagas e os interessados podem se inscrever até o próximo dia 18 pelo
site do programa ou pela Central 156.
Para participar dos cursos, é necessário ter no mínimo 18 anos, ensino fundamental completo e ser morador de São José dos Campos. Para as oficinas, a idade mínima é 16 anos e também é necessário ser morador na cidade. Não há exigência de escolaridade.
A seleção dos candidatos vai priorizar pessoas desempregadas e com maior grau de necessidade econômica, apurada com base nas informações fornecidas pelos candidatos no ato da inscrição. Será aceita apenas uma inscrição por munícipe.
Para essa fase, estão sendo ofertados, com 80 horas cada, os cursos “Básico de Maquiagem”, que será realizado das 13h30 às 17h30 e “Técnicas Básicas de Gastronomia, das 8h às 12h. O curso “Administração de Salão de Beleza” tem carga horária de 32 horas e será realizado das 13h30 às 17h30. Completando a lista, o curso “Coloração e descoloração parcial de cabelo”, com 45 horas, será realizado no período da manhã, das 8h às 12h.
Oficinas
A oficinas de artesanato “bordados da vovó” prometem levar as alunas a uma viagem no tempo. Com duração de 12 horas, divididas em quatro dias, a oficina ensinará as participantes vários tipos de pontos de bordado, que podem fazer a diferença nos trabalhos artesanais.
O ciclo também ensinará as alunas a produzir um pano de prato com coração, com duração de 3 horas. Na aula, as participantes aprenderão a técnica de aplicação em tecido e a utilização do ponto caseado.
Qualifica São José
Desde a sua criação em 2013, o programa realizou 153 cursos nas áreas de serviços, turismo, comércio e indústria, todos realizados em parcerias com as instituições do Sistema S de ensino profissionalizante. Mais de 14 mil pessoas já passaram pelos cursos e outras atividades oferecidas.
Em 2016, já foram ofertados 32 cursos, com 801 vagas. Também foram oferecidas 600 vagas em palestras sobre como elaborar um currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de emprego, além de dicas de como ser um profissional competente.
O programa também realizou quatro treinamentos na área de hidráulica, com 400 vagas disponibilizadas e cinco oficinas de artesanato com 150 vagas. Outras informações sobre o programa na
página da Secretaria de Relações do Trabalho, no site da Prefeitura.
Mais informações na Casa do Trabalhador (Praça Afonso Pena, 175 – Centro) ou pelo telefone 3923-5770.