Projeto para carro elétrico marca a 17ª edição do Prefeitura no Bairro
04/06/2016
Projeto para carro elétrico marca a 17ª edição do Prefeitura no Bairro
A proposta do projeto do carro tem objetivo de integrar os estudantes na concepção de um veículo movido a energia solar e elétrica Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

O lançamento do projeto de um carro solar-elétrico, que será desenvolvido por alunos, marcou a 17ª edição do Prefeitura no Bairro, realizado neste sábado (3), no Jardim Satélite, na zona sul de São José dos Campos.

Desenvolvida em parceria entre a Rede Municipal de Educação e o Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), a proposta pretende integrar os estudantes na concepção de um veículo movido a energia solar e elétrica. Para o projeto-piloto, foram selecionados cinco alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mercedes Klein, no Jardim Satélite, que sediou o Prefeitura no Bairro.

A escola será a unidade-piloto do Desafio Solar Interativo, que pode mais tarde ser expandido para toda a rede de ensino. O projeto visa aliar a qualidade técnica dos professores e alunos do Cephas ao desejo de estimular nos estudantes da Rede Municipal de Educação a busca pelo conhecimento e a pesquisa das tecnologias do futuro.

Um dos alunos selecionados, Lucas Moreira Silva, de 14 anos e no 9º ano, disse estar ansioso para começar os trabalhos. "Quando apresentaram a proposta, logo fiquei interessado. Achei legal porque é uma oportunidade de testar minhas aptidões. Quem sabe, não me torno engenheiro no futuro."

A presidente da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), instituição que gerencia o Cephas, disse que a iniciativa é inovadora para a escola técnica, que tem qualidade reconhecida no mercado de trabalho regional. “Este é apenas um projeto-piloto. Nossa intenção é expandir para a toda a rede municipal de educação, com quem temos estreita parceria."

Para a diretora da Escola Municipal Mercedes Klein, a meta é integrar toda a unidade no projeto-piloto, que inicialmente terá a participação dos cinco estudantes selecionados para trabalhar com o Cephas. "Vamos levar os alunos para visitas, encontrar formas de todos participarem."

O desenvolvimento do trabalho teve início em março, quando a proposta foi apresentada ao Cephas pelo secretário de Educação, Luiz Carlos de Lima. A partir daí, um grupo de professores e alunos dos cursos técnicos de eletrônica, mecânica e administração da escola técnica iniciou as pesquisas para a definição de características do primeiro protótipo – o Solar 1. Esta fase envolveu diversas pesquisas para a definição dos parâmetros de chassi, estruturação da eletrônica de bordo, fornecedores de peças, entre outros procedimentos. A meta é fazer os primeiros testes com o veículo ainda neste ano.
 
Prefeitura no Bairro
A 17ª edição do Prefeitura no Bairro levou atendimento para os moradores do Jardim Satélite e adjacências. Cerca de 900 pessoas foram até a escola em busca de um dos serviços públicos oferecidos.

O morador Carlos Henrique de Andrade, 51 anos, do Satélite, procurou a equipe da Secretaria de Transportes. Ele buscou informações para conseguir cartão de estacionamento de portador de deficiência para a mãe dele. "Tem mais de 20 dias que estou para ver isso, mas não conseguia folga no trabalho. Vim aqui e já peguei todo o encaminhamento. É muito bom ter estes serviços concentrados num sábado, porque nem sempre a gente consegue licença no trabalho para resolver estas coisas."

O Prefeitura no Bairro já fez mais de 25 mil atendimentos em pouco mais de um ano de existência. "É um programa que leva comodidade para o cidadão, um encontro onde podemos ouvir propostas e demandas, prestar contas à população e oferecer aos moradores serviços de forma mais acessível", disse o prefeito.