Secretaria de Governança
Na programação da Semana do Meio Ambiente, da Prefeitura de São José dos Campos, ocorre nesta terça-feira (7), das 8h30 às 11h30, a Oficina de compostagem doméstica e fabricação de composteiras. A atividade ocorrerá no auditório da Secretaria de Meio Ambiente (Semea), que fica no Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Avenida Olivo Gomes, 100), em Santana.
Na oficina, que é aberta ao público, os participantes aprenderão como montar uma composteira com materiais de baixo custo e como praticar a compostagem para transformar restos de alimento em adubo orgânico.
As composteiras domésticas são feitas de maneira fácil, econômica e ecológica, com o reaproveitamento de materiais, como caixas plásticas. O processo de compostagem consiste no armazenamento de resíduos orgânicos na composteira diariamente, misturados de forma homogênea com folhas secas e serragem.
O processo de decomposição biológica ocorre de forma simples, sem gerar cheiro e líquidos. Em algumas semanas, o material confinado se transforma em adubo orgânico, rico em nutrientes, que poderá auxiliar no cultivo de hortas e jardins.
A compostagem é tendência mundial para dar destino nobre e ambientalmente correto para os resíduos orgânicos, como restos e cascas de frutas, legumes, verduras, grãos e sementes, saquinhos de chá, filtro e borra de café, cascas de ovos, incluindo resíduos de origem animal, que até então eram descartados no lixo comum e tinham como destino o Aterro Sanitário.
A iniciativa das oficinas de compostagem está alinhada com a Política Ambiental de Resíduos Sólidos, consolidada pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos (PMGIRS), oficializado pelo Decreto 16.762 de 10 de dezembro de 2015.
Plano de Resíduos
O PMGIRS é o instrumento para conduzir a gestão ambientalmente responsável dos resíduos gerados no município, por meio de um conjunto de diretrizes e metas pactuadas com os diversos segmentos da sociedade.
Uma das metas do Plano é promover a compostagem dos resíduos orgânicos na fonte geradora. O tratamento dos resíduos orgânicos, somado à reciclagem dos materiais secos, aumentará consideravelmente a vida útil do Aterro Sanitário, que hoje recebe em torno de 600 toneladas de lixo domiciliar por dia.
Pelo menos 51% do lixo gerado em uma residência é composto por material orgânico. Até 2034, a meta é de que 33% dos resíduos sejam tratados nos próprios domicílios com a utilização da técnica de compostagem.
Semana do Meio Ambiente 2016
A Semana de Meio Ambiente tem o objetivo conscientizar as pessoas sobre questões ambientais locais e globais, além de despertar atitudes que contribuam para o equilíbrio ambiental e qualidade de vida no município. Até o dia 26 de junho serão promovidas diversas atividades educativas, culturais e técnicas. A programação completa está disponível no site da Prefeitura.