Secretaria de Governança
O primeiro sábado de junho foi marcado pelo início das tradicionais festas juninas nas Escolas Municipais de São José dos Campos, com direito a comidas típicas, brincadeiras e apresentações musicais. Além do resgate cultural, os eventos têm como objetivo promover a integração entre a comunidade escolar.
Nesse sábado (4), as festas movimentaram várias unidades, como na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Professora Ângela de Castro Fernandes Lopes (Rua Turiaçu, 792, Parque Industrial), região sul, onde mais de 500 alunos participaram do evento.
Para a diretora Rosilene Aparecida, abrir o portão da escola para a comunidade é importante para a integração com a unidade escolar. “A festa junina é um evento em que as crianças resgatam os valores tradicionais, hoje temos mães, pais, avós, a família aqui, conhecendo a escola e o trabalho que fazemos com os alunos”, disse.
Teve festa também no Instituto Materno Infantil (IMI) Benedito de Carvalho dos Santos (Avenida Senador Teotônio Vilela, 900, Vila Santa Luzia), região central, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Sonia Maria Pereira da Silva (Rua dos Alfaiates, 321, Parque Novo Horizonte), região leste, todas com danças e comidas típicas.
Festas continuam durante mês
Na EMEF Maria Ofélia Veneziani Pedrosa (Rua Sergio Gonzaga de Azevedo, 130, Jardim Pôr do Sol), região oeste, a festa junina será no sábado (11), das 12h às 17h. Os pais e a comunidade estão convidados.
A diretora Priscila Fonseca Costa contou que, como em anos anteriores, o tema da festa foi escolhido pelos próprios alunos. Será “Cidade da Gente”, em referência ao livro “São José dos Campos – A Cidade da Gente”, lançado em maio e que teve a participação dos estudantes como coautores. Toda a decoração da festa será alusiva à obra.
Ainda no sábado (11), as festas continuam nas escolas municipais. Neste dia, será a vez da EMEF Professora Mercedes Carnevalli Klein (Rua Itapoã, 350, Jardim Satélite), na região sul, das 14h às 18h, e da EMEF Vera Babo de Oliveira (Avenida Alto do Rio Doce, 801, Altos de Santana), na região norte, a partir das 13h.
A EMEF Professora Maria de Melo (Rua Ingá, 40), no Parque Industrial, região sul, terá também no sábado (11) uma festa bem diferente. Na região leste, a EMEF Professor Waldemar Ramos (Rua México, 84), no bairro Vista Verde, abre os portões no sábado (11), a partir das 13h30, para comemorar o mês junino.
A EMEF Maria Aparecida dos Santos Ronconi (Rua Ana Gonçalves da Cunha, 40), no Jardim Jussara, região central, também terá seu ‘arraiá’. No sábado (18), das 13h às 18h, a escola recebe os alunos e a comunidade. No sábado (25), será a vez da EMEF Professora Rosa Tomita (Rua Ayrton Senna da Silva, 90), no Jardim São José II, das 9h às 12h.