Casa de Cultura Tim Lopes promove Sarau Literário Identidade Negra
Secretaria de Governança
A Casa de Cultura Tim Lopes (Avenida Ouro Fino, 2520 - Bosque dos Eucaliptos) promove o Sarau Literário Identidade Negra nesta quarta-feira (8), às 19h. Ele é direcionado à linguagem e às identidades na literatura sobre a fronteira da pele. O evento gratuito é uma parceria entre o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Por meio de uma roda de conversa, conduzida pelo professor e escritor Luís Henrique da Silva Novais, do IFSP, o público vai discutir poemas de autores negros buscando divulgar e estimular a leitura desses escritores.
Durante o sarau, haverá a abertura da exposição “Tessituras Negras”, trazendo uma série de estandartes confeccionados artesanalmente e que têm como matéria-prima tecidos tornados suportes para textos de autoria de negros. Por meio dessas tessituras, espera-se propor uma reflexão acerca da literatura produzida por homens e mulheres negras no Brasil.
O Sarau faz parte das atividades que compõem o Projeto "Linguagens e Identidades: Literatura Na Fronteira da Pele", que é uma ação de extensão que visa, por meio da interação com o texto literário, promover a aproximação entre jovens, adolescentes e demais participantes e a língua portuguesa, estimulando a reflexão acerca das respectivas identidades individuais e de grupos.
Comum nos meios culturais do século XIX, os saraus envolvem música, poesia, dança, literatura, pintura, teatro e todas as formas de arte para estimular o desenvolvimento cultural.