Secretaria de Governança
O Programa Qualifica da Prefeitura de São José dos Campos concluiu na sexta-feira (3) as aulas de mais uma turma do curso Hortas, Jardinagem e Paisagismo, ministrado pelo SENAC, no Parque Vicentina Aranha.
Com duração de 80 horas, os alunos desenvolveram o planejamento de dois projetos para o local. De acordo com a professora Cintia Sales, engenheira agrônoma, especialista em paisagismo, o trabalho envolveu pesquisa histórica com fotos e entrevista com frequentadores antigos do parque.
“Como o Parque Vicentina Aranha é tombado os alunos fizeram um levantamento histórico e o projeto desenvolvido foi aprovado pelo conselho. O jardim teve as flores dálias e rosas como referência. Eles aprenderam a fazer a implantação e manutenção de jardins e planejamento básico de paisagismo. Aprender passo a passo do planejamento. Fazer canteiros e hortas em vaso. Pomar”, disse a professora.
Satisfeitos com o aprendizado, os alunos comemoraram o surgimento de oportunidades de trabalho. “Na segunda-feira (6) vamos fazer uma visita em uma área em Igaratá. A turma toda irá e esperamos conseguir aprovar nosso projeto. Eu vi no curso uma oportunidade. Quero fazer trabalhos no sítio do meu pai e seguir carreira nesta área”, disse Denilson Ramos, 35 anos.
Para ele, tudo serviu como aprendizado, uma vez que não conhecia nada. “Tipos de flores e sua utilização, se cresce muito, se vai atrapalhar a visão, se e ideal para qual ambiente. Uso do solo, adubação, calcário. Prevenção, como usar caldas naturais como fumo, pimenta. Tiramos muitas dúvidas e o grupo permanece unido”, conclui Denilson.
Cursando faculdade de arquitetura e urbanismo, Beatriz Maia de Oliveira afirmou que o conhecimento adquirido já está ajudando a conseguir trabalho na área. Para ela, o investimento em cursos é uma decisão acertada da Prefeitura, que contribui no desenvolvimento e aprimoramento do talento das pessoas.
“Vou deixar o jardim de casa bonito, mostrando o antes e depois. Posso fazer hortas verticais para quem tem pouco espaço. Como aqui é tombado tivemos que pesquisar. É bem importante a Prefeitura investir em qualificação e os cursos nos fazem aprimorar”, disse Beatriz.
Outro ponto positivo do curso é a utilização de compostos naturais para o controle de pragas e doenças com o uso de caldas feitas de fumo e pimenta, por exemplo.
Qualifica São José
Desde a sua criação em 2013, o programa realizou 153 cursos nas áreas de serviços, turismo, comércio e indústria, todos realizados em parcerias com as instituições do Sistema S de ensino profissionalizante. Mais de 14 mil pessoas já passaram pelos cursos e outras atividades oferecidas.
Em 2016, já foram ofertados 32 cursos, com 801 vagas. Também foram oferecidas 600 vagas em palestras sobre como elaborar um currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de emprego, além de dicas de como ser um profissional competente.
O programa também realizou quatro treinamentos na área de hidráulica, com 400 vagas disponibilizadas e cinco oficinas de artesanato com 150 vagas. Outras informações sobre o programa da Secretaria de Relações do Trabalho, no
site da Prefeitura.
Mais informações na Casa do Trabalhador (Praça Afonso Pena, 175 – Centro) ou pelo telefone 3923-5770.