Eugênia da Silva recebe tradicional figureira para partilha de saberes
06/06/2016

Secretaria de Governança

A Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte) terá como convidada a figureira Maria Benedita Vieira, conhecida como Mudinha, nesta quarta-feira (8), a partir das 14h, no projeto “Vivenciando a Cultura Popular”. A participação é gratuita. Mudinha vai compartilhar seus saberes da cultura popular. Ela irá modelar figuras do seu universo, usando sua técnica exclusiva de modelagem e pintura.

Mudinha Figureira aprendeu o ofício com sua mãe, que usava as figuras para educar já que a filha nasceu com deficiência da fala. Por meio dos objetos moldados no barro, Mudinha encontrou um meio de expressão. Os temas são variados, costumam retratar cenas do cotidiano e figuras do seu rico imaginário.

São produzidos pavões, onças, bois, animais da roça e da floresta, além de objetos como vasos de flores, cenas de mulheres trabalhando e casais em bancos de praça. Suas sensíveis produções revelam a forma da artista de enxergar o mundo. Em 2015, a artista foi contemplada com o Prêmio de Mestre da Cultura Viva de São José dos Campos pela importância de sua arte para a cultura do município.

Inscrições para Prêmio de Mestres

As inscrições para o Prêmio Mestre Cultura Viva e o Prêmio Culturas Populares de 2016 foram prorrogadas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) até 10 de junho. As fichas de inscrição dos interessados devem ser entregues na sede da Fundação (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque Da cidade – Santana) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os editais completos podem ser consultados on-line para Mestre de Cultura Viva e Culturas Populares.

Serão premiados cinco mestres dos fazeres e saberes da cultura tradicional e popular de São José dos Campos com premiação de R$ 5 mil para cada um e cinco grupos de culturas populares e tradicionais de São José dos Campos no valor de R$10 mil para cada vencedor.

Os prêmios fazem parte das estratégias de ações previstas no Plano Nacional de Cultura, que propõe a criação de políticas de transmissão dos saberes e fazeres das culturas populares e tradicionais, por meio de mecanismos de reconhecimento formal dos mestres populares.