Secretaria de Governança
A Casa de Cultura Chico Triste (Rua Milton Cruz, s/nº - Vila Tesouro) homenageia seu patrono a partir desta sexta-feira (10), às 19h, com a 11ª Semana Chico Triste, que terá em sua programação rodas de viola, brincadeiras, sarau e a participação de mestres da cultura. A abertura será às 19h, com música de raiz e serestas tocadas por violeiros. Todas as atrações do evento são gratuitas.
Na abertura nesta sexta-feira, modinhas e chorinhos românticos vão iniciar as comemorações do Dia dos Namorados, com destaque para a antiga tradição de cantoria popular: a seresta. Uma tenda será instalada no pátio da Casa de Cultura, na qual a comunidade vai se reunir para tocar e cantar músicas românticas de antigamente. Em seguida, os participantes sairão em cortejo levando música até a Praça das Árvores (Rua Cristovão de Alencar) e retornarão à Casa para finalizar a noite.
Na terça-feira (14), o mestre Zé da Viola realiza uma roda de prosa para contar causos sobre sua vida. Durante a semana, a Casa de Cultura recebe ainda a mestra Maria Benedita Vieira, a Mudinha, uma das mais tradicionais figureiras do Vale do Paraíba. O mestre Jesus Pereira, famoso por tocar em rodas de viola e calango, também fará uma participação especial na semana de homenagens.
O encerramento da semana será na E.E. Francisco Pereira da Silva (Praça Uirapuru, 131 – Vila Tatetuba), às 19h, com o Sarau “Salve o Chico”. Os mestres da cultura estarão reunidos com a comunidade para uma noite de cantoria, dança e poesia, além da presença dos famosos bonecões, tradicionais elementos da cultura popular regional.
A “Semana Chico Triste” é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), por meio da Casa de Cultura Chico Triste, responsável pelo resgate da história dos bairros e de seus moradores. Seu objetivo é recordar a figura do folclorista e promover a celebração e a reflexão sobre a cultura popular da região do Vale do Paraíba.
Francisco Pereira da Silva, apelidado de Chico Triste, era sergipano que por muitos anos morou e fez sua vida em São José dos Campos, atuando como jornalista, editor e cronista em vários jornais da região. Francisco fundou o jornal “Valeparaibano” e contribuiu muito para a cultura do Vale do Paraíba, especialmente no folclore, sua bandeira de vida.
Programação
Sexta-feira (10)
19h
Viola, Violeiros e Seresta
Terça-feira (14)
19h
Prosa com Mestre Zé da Viola
Quarta-feira (15)
9h
Vivenciando a Cultura Popular com a mestra Maria Benedita Vieira (Mudinha)
Quinta-feira (16)
9h
Brincadeira de Mestre com o Mestre Cultura Viva Jesus Pereira
19h
Vida e Obra do Chico Triste com o idealizador da Semana Chico Triste – Wangy Alves
Sexta-feira (17)
19h
Sarau Salve o Chico (E.E. Francisco Pereira da Silva – Praça Uirapuru, 131 – Vila Tatetuba)