Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A historiadora e geógrafa Nadia Csoknyai Kojio e o sociólogo e escritor Moacyr Pinto vão coordenar uma palestra para discutir as funcionalidades do Arquivo Público e os desdobramentos da Comissão da Verdade Michal Gartenkraut nesta quinta-feira (9), às 14h, no Centro de Estudos e Formação de Educadores – CEFE (Avenida Olivo Gomes, 250 – Santana). Os interessados devem se inscrever pela
internet.
A atividade é voltada para os professores de história e geografia, porém, qualquer munícipe pode participar gratuitamente. A palestra faz parte de série ‘São José Memória Viva’, que valoriza a história da cidade, um trabalho realizado pelo Arquivo Público do Município, administrado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Na próxima semana, quinta-feira (16), às 14h, o palestrante Wagner Gomes Bornal, historiador e arqueólogo, vai falar da arqueologia urbana desde os indígenas até a atualidade, abordando a importância desse tipo de trabalho. A inscrição também deve ser pela
internet.
“Os professores são divulgadores de conhecimento, é fundamental que eles tenham esse tipo de informação para poder ensinar nas salas de aula. A gente quer também mostrar o acesso aos documentos que todos podem ter no Arquivo Público para realizar pesquisas”, explicou Nadia Kojio, que é coordenadora do Arquivo.
O Arquivo Público de São José dos Campos foi criado em outubro de 1993 e guarda a história da cidade. Conta com cerca de 800 conjuntos documentais datados desde o século XVIII em diferentes suportes (papel, filme, contatos, negativos), além de livros que somam quase 3 mil metros lineares de documentos. Podem ser realizados consulta de guias e inventários, consulta de acervos fotográficos e documentais, pesquisa e emissão de certidões, leitura e consulta de documentos em papel, fotos e livros, visitas monitoradas para grupos de estudantes, munícipes e turistas.