Oficina compostagem inspira participantes na Semana do Meio Ambiente
Secretaria de Governança
Cerca de 30 pessoas participaram da Oficina de Compostagem e fabricação de composteiras realizada no auditório da Secretaria de Meio Ambiente, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, nessa terça-feira (7). A atividade integrou a programação da Semana de Meio Ambiente 2016, da Prefeitura de São José dos Campos e teve ainda a presença de representantes de secretarias municipais, entidades e condomínios residenciais interessados em multiplicar a técnica.
Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente mostraram aos participantes como montar composteiras caseiras utilizando materiais de baixo custo e como realizar o processo de compostagem de resíduos orgânicos de forma simples no dia a dia, trabalhando com restos e cascas de frutas, legumes, verduras, grãos e sementes, saquinhos de chá, filtro e borra de café, cascas de ovos, até mesmo resíduos de origem animal.
A técnica consiste no armazenamento diário dos resíduos orgânicos nas composteiras, misturando-os de forma homogênea com folhas secas e serragem. O processo de decomposição biológica ocorre em cerca de 30 dias, sem gerar cheiro ou líquidos e o material confinado se transforma em adubo orgânico, rico em nutrientes, que poderá auxiliar no cultivo de hortas e jardins.
Para a nutricionista da Secretaria de Saúde, as oficinas trazem não só a parte da conscientização de cada um, mas uma solução para um problema que é de todos, que é dar um destino adequado para os resíduos orgânicos domiciliares.
“Estamos tentando levar a compostagem para as nossas Unidades de Saúde também. Queremos desenvolver um projeto em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente para poder não só gerar essa consciência com os funcionários, mas para que eles possam multiplicar isso nas famílias deles e com os munícipes que nós atendemos. Com certeza, a longo prazo, isso vai gerar um impacto positivo para nossa cidade também”, afirmou.
A iniciativa da Compostagem faz parte da Política Ambiental de Resíduos Sólidos, consolidada pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos, oficializado pelo Decreto 16.762/2015 e visa dar destino ambientalmente correto aos resíduos orgânicos, ajudando a poupar espaço no aterro sanitário.
O engenheiro João Manuel Zanimotto, que também participou da oficina disse que gostou. “Eu gostei muito do trabalho. Estou representando o meu condomínio horizontal, onde nós temos muita dificuldade em dar destino aos resíduos vegetais, de jardins etc. Esse era o nosso primeiro foco, mas, agora, eu vi que o assunto é muito mais abrangente, porque trata dos resíduos orgânicos gerados nas residências. Acho que foi muito válido mostrar o Plano de Resíduos, e, agora, a tarefa de cada um é levar o que foi ensinado para outros locais e convencer as pessoas da importância dessa ideia”, destacou.
Semana do Meio Ambiente 2016
A Semana de Meio Ambiente tem o objetivo conscientizar as pessoas sobre questões ambientais locais e globais, além de despertar atitudes que contribuam para o equilíbrio ambiental e qualidade de vida no município. Até o dia 26 de junho serão promovidas diversas atividades educativas, culturais e técnicas. A programação completa está disponível no
site da Prefeitura.