Secretaria de Governança
O Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana) vai celebrar o Dia dos Namorados com uma edição especial do Cinema ao Ar Livre. A sessão, que também vai comemorar um ano da campanha #AmeVicentina, será neste sábado (11), às 19h.
Desde o dia 1º de junho, o público vem participando de uma votação na página do Parque no Facebook para escolha do filme que será exibido. Estão na lista seis clássicos românticos: Casablanca (1942), A Dama e o Vagabundo (1955), Meu Primeiro Amor (1991), 10 Coisas Que Eu Odeio em Você (1999), Será que? (2013) e Cidades de Papel (2015). A votação termina nesta quinta-feira (9), às 12h, e o vencedor será anunciado também pela rede social.
No domingo (12), às 9h30, no Quiosque Alfredo Galvão, o Projeto Biblioteca ao Ar Livre apresenta o espetáculo “Pé de sonho e outras histórias”, uma contação de histórias para crianças de todas as idades, realizada pelo Grupo Eba. A partir de uma ideia sonhada que virou um livro, que virou um espetáculo de narração de histórias, foi criado “Pé de sonho e outras histórias”, que busca encantar e estreitar o vínculo afetivo por meio do livro e da contação de histórias.
A Biblioteca ao Ar Livre, uma biblioteca itinerante repleta de títulos infantojuvenis, também estará aberta, das 9h às 13h, para uma leitura tranquila no Parque. O Projeto Biblioteca ao Ar Livre tem o apoio do Hotel Ema Palace, FUNDICAD e PROAC.
No Dia dos Namorados (12), às 10h30, o espetáculo Flamencos de Ida Y Vuelta apresenta um passeio pelos ritmos e bailes mais envolventes do romantismo e da arte flamenca: Solea, Guajiras, Farruca, Sevillanas. Em um diálogo no qual participam a bailarina e coreógrafa Talita Sánchez e os violonistas flamencos Fernando de Marilia, Cléber Assumpção e Sergio Janick, unidos por uma causa comum: o ouvir, o cantar, o dançar que buscaram em suas experiências de idas y vueltas até a fonte: Espanha!
Meio Ambiente
O Parque Vicentina Aranha, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMEA), promove também neste domingo (12) atividades para difundir e aprofundar conhecimentos sobre produção e consumo sustentáveis, tecnologias para reciclagem, tratamento e disposição de resíduos sólidos. Durante toda a manhã, das 9h às 13h, ocorrerá uma Feira de Produtos Agroecológicos, Feira de Trocas, Oficina de Sacolas, Oficina de Brinquedos com material reciclável, exposição de composteiras domésticas, além do ponto de coleta para descarte de óleo de cozinha usado e eletrônicos.
Óleo de cozinha e resíduos eletrônicos
As cooperativas São Vicente e Coopertch farão a destinação correta destes resíduos, promovendo também a economia de recursos naturais e a geração de trabalho e renda. Nesta data, as cooperativas receberão os descartes ao lado direito da Capela.
Parque Vicentina Aranha
Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).
Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.