Feira Ambiental será neste domingo no Vicentina Aranha
09/06/2016
Feira Ambiental
Serão comercializados artigos como hortaliças, frutas, temperos, grãos, shiitake, shimeji, pinhão, mel, queijo de cabra, geleias, e outros Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A feira ambiental, adiada em razão das fortes chuvas, ocorrerá neste domingo (12), das 9h às 13h, no Parque Vicentina Aranha (Rua Prudente Meireles de Moraes, 302 - Vila Adyana). O evento integra a programação da Semana Municipal de Meio Ambiente 2016, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos. 

Entre as diversas atrações, está a 3ª edição da Feira Nossa Terra, que reúne cerca de 20 produtores rurais locais, com produtos baseados na agricultura sustentável e na fabricação artesanal. Serão comercializados artigos como hortaliças, frutas, temperos, grãos, shiitake, shimeji, pinhão, mel, queijo de cabra, geleias, molhos agridoces, bolos orgânicos, pães e tortas veganas. 

Outra atividade consciente é a feira de trocas, que incentiva a interação entre as pessoas e o desapego material. Os participantes poderão levar CDs, DVDs, roupas e brinquedos usados para serem trocados com outros participantes. A prática é uma solução criativa para driblar a cultura do descartável, enxergando o valor de uso das coisas.

A manhã de domingo no Parque Vicentina terá ainda uma oficina de sacolas personalizadas, que consiste na confecção de sacolas a partir do reaproveitamento de camisetas usadas. Para participar, basta levar uma camiseta velha.

O evento terá também a oficina “Recicle e Brinque”, realizada em parceria com o Fórum da Agenda 21 Comunitária, que convida para a confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis, ensinando sobre o reaproveitamento de materiais.

Durante a feira, ocorrerá uma exposição de composteiras, recipientes que auxiliam na transformação das sobras da alimentação em adubo orgânico, pela ONG Pupa Permacultura. Serão apresentados alguns modelos de composteiras domésticas de baixo custo e fácil confecção.

A Intervenção Artística “Homem Refluxo” traz o habitante de um grande centro urbano que ficou sete dias sem jogar seu lixo fora e guardou todos os seus resíduos em uma roupa especial de plástico transparente. Todos os restos de resíduos, que antes eram esquecidos com um gesto automático nas lixeiras, se transformaram em parte do seu corpo. Durante a intervenção, ele desenvolve uma nova relação com os descartáveis, estabelecendo uma comunicação visual e poética impactante com os outros habitantes da cidade.

No dia, o Parque Vicentina receberá pontos de coleta de óleo de cozinha usado e de produtos eletroeletrônicos com a participação de cooperativas de reciclagem.

Semana do Meio Ambiente 2016

A Semana de Meio Ambiente tem o objetivo conscientizar as pessoas sobre questões ambientais locais e globais e despertar atitudes que contribuam para o equilíbrio ambiental e qualidade de vida no município. Até o dia 26 de junho serão promovidas diversas atividades educativas, culturais e técnicas. A programação completa está disponível no site da Prefeitura.