Unidades da SDS debatem a violência contra os idosos
09/06/2016

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos promove na próxima semana uma série de atividades pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de Junho). As atividades são organizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

As unidades da Casa do Idoso e de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) terão roda de conversa sobre o tema, palestras, distribuição de panfletos, acolhida e reflexão junto às famílias atendidas.

Na segunda (13), o CRAS Novo Horizonte (Rua dos Pedreiros, 237), realiza uma roda de conversa sobre o tema nas acolhidas coletivas de famílias atendidas, no período da tarde.

Já na terça (14), o CRAS Centro (Rua Humaitá, 454), recebe, às 13h30, a atividade Contação de história "Carinho e Atenção não tem idade", uma ação intergeracional cujo público-alvo são as famílias residentes no território do CRAS Centro. 

O objetivo é prevenir situações de violência e sensibilizar sobre a importância de uma cultura de paz, independentemente de idade ou gênero. Durante a semana também haverá a entrega de folder informativo sobre o tema.

Na quarta-feira (15), no auditório da Casa do Idoso Leste (Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde), o CRAS Vista Verde promove uma roda de conversa sobre o tema, desenvolvida pela equipe técnica do CREAS Leste (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Na região Sul, as unidades do CRAS Bosque, CRAS Dom Pedro, CRAS Morumbi e CRAS Interlagos também estão empenhadas na discussão do tema junto à comunidade. Haverá sensibilização com vídeos e entrega de folders em cada atividade coletiva desenvolvida. Na terça (14), haverá panfletagem nas avenidas Andrômeda e Cassiopeia, das 10h às 12h. 

No CRAS Morumbi haverá palestra no dia 8 de julho, às 9h, sobre temática da prevenção à violência contra a pessoa idosa, com a palestrante Marta Brasil, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde e referência da Vigilância Epidemiológica sobre dados de notificação de violência em São José dos Campos.

No CRAS Eugênio de Melo o assunto será abordado nas acolhidas individuais e coletivas. As famílias beneficiárias de programas sociais e benefício eventual serão orientadas pelas assistentes sociais a refletir sobre o Dia da Violência contra Idosos. 

Tipos de violência

Entre os tipos de violência estão o abuso físico, maus tratos físicos ou violência física; abuso, violência e maus tratos psicológicos; abuso e violência sexual; abandono, abuso financeiro, econômico e negligência.

Em São José dos Campos, as denúncias podem ser feitas ao Conselho Municipal do Idoso (Rua Euclides Miragaia, 508, Centro); Delegacia de Proteção ao Idoso – Rua Remo Cesaroni, 283, Vila Ema; Ministério Público do Estado de São Paulo – Avenida Salmão, 678, Jardim Aquárius) ou às unidade de CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), exceto o CREAS Medidas, localizados nas quatro regiões da cidade. Para denúncia anônima, a população pode ligar para 190, 156 ou 153.