Feira Ambiental mostra produtos e iniciativas ambientais no Vicentina
13/06/2016
Feira Ambiental
A “Feira Nossa Terra”, que reuniu cerca de 20 produtores rurais, com produtos baseados na agricultura sustentável e fabricação artesanal Foto: Divulgação

Secretaria de Governança


A feira ambiental, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos e que integrou a programação da Semana do Meio Ambiente 2016, levou o melhor da produção rural local e de iniciativas ambientais para o Parque Vicentina Aranha, no domingo (12). Os munícipes puderam aproveitar as diversas atividades que apresentaram reflexões e propostas sustentáveis para o dia a dia.

Entre as atrações, estava a 3ª edição da “Feira Nossa Terra”, que reuniu cerca de 20 produtores rurais locais, com produtos baseados na agricultura sustentável e na fabricação artesanal. Foram comercializados artigos como hortaliças, frutas, temperos, grãos, shiitake, shimeji, pinhão, mel, queijo de cabra, geleias, molhos agridoces, bolos orgânicos, pães, tortas veganas entre outros.

O jornalista Leandro Stein visitou a feira agroecológica e classificou o evento ótimo. “A feira é importante para incentivar o pequeno produtor e as famílias produtoras, não só a parte de alimentação, mas o artesanato. Isso estimula a microeconomia da cidade. Então, nesse ponto, eu acho importantíssimo”, afirmou.

A paisagista Tânia Bezerra levou para a feira o projeto “Horta Hoje”, que visa ajudar as pessoas que querem implantar hortas urbanas em suas casas. “As horas não podem ficar somente na zona rural. É interessantes ter uma horta em casa. As pessoas terão um benefício direto: comer alimentos sem agrotóxicos”, declarou.

Outra atividade consciente foi a feira de trocas que, além da interação entre as pessoas, incentiva o desapego material. Os participantes puderam levar CDs, DVDs, roupas e brinquedos usados para serem trocados com outros participantes. “Eu acho importante e básico este tipo de iniciativa. A gente acumula muita coisa em casa, e aqui nós temos a oportunidade de doar, de fazer circular os objetos e também de encontrar algo interessante que você não esperava”, comentou a terapeuta Lílian Vaz.

O evento teve ainda uma oficina de sacolas personalizadas, confeccionadas a partir do reaproveitamento de camisetas usadas. A professora de educação infantil Maria Helena estava acompanhada da neta de oito anos para participar da confecção. “Achei muito bacana a oficina de camisetas. As orientadoras foram ótimas e é muito fácil de fazer. Tem tudo a ver com a gente que busca ideias sustentáveis. Adorei a iniciativa e vou levar para a escola da minha neta que tem princípios de sustentabilidade”, afirmou.

Outra atividade foi a oficina “Recicle e Brinque”, realizada em parceria com o Fórum da Agenda 21 Comunitária. “Nós tivemos a ideia de trabalhar em cima da consciência ambiental. A ideia era pegar alguns materiais recicláveis que tinham sobrando para fazer brinquedos com eles. A gente acabou formatando todo esse projeto para trabalhar inicialmente em escolas, estamos fazendo essa segunda edição aqui em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, com o espaço cedido pela Semana de Meio Ambiente”, explicou Tiago Moreira, um dos membros da Agenda 21.

Organizada pela ONG Pupa Permacultura, uma exposição de composteiras, recipientes que auxiliam na transformação das sobras da alimentação em adubo orgânico, também foi atração deste domingo (12). Além disso, o Parque Vicentina recebeu pontos de coleta de óleo de cozinha usado e de produtos eletroeletrônicos com a participação de cooperativas de reciclagem.

Semana do Meio Ambiente 2016

A Semana de Meio Ambiente tem o objetivo conscientizar as pessoas sobre questões ambientais locais e globais e despertar atitudes que contribuam para o equilíbrio ambiental e qualidade de vida no município. Até o dia 26 de junho serão promovidas diversas atividades educativas, culturais e técnicas. A programação completa está disponível no site da Prefeitura.