Prefeitura realiza plantio de 178 árvores na região sul
13/06/2016
São José está fazendo sua parte plantando este ano 97 mil mudas e desenvolvendo o Plano de Arborização.
São José está fazendo sua parte plantando este ano 97 mil mudas e desenvolvendo o Plano de Arborização. Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesse sábado (11) o plantio de 178 mudas de árvores na região sul da cidade. Os bairros escolhidos foram Interlagos, Morumbi, Dom Pedro, Campo dos Alemães e Altos do Bosque.

A Secretaria de Serviços Municipais (SSM) mantém um programa permanente de plantio de árvores. Desde de março, quando o programa teve início, foram plantadas 405 árvores.

A ação também integra o Programa “São José Mais Verde”, que atende as áreas com baixo índice de arborização. Serão plantadas 884 árvores em 80 ruas e avenidas nos bairros Vila das Flores, Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim República, Jardim Nova República, Jardim dos Bandeirantes e Jardim Santa Edwiges.

"São José está fazendo sua parte plantando este ano 97 mil mudas e desenvolvendo o Plano de Arborização. A execução desse projeto será de extrema importância para a cidade", destacou o Secretário da SSM.

A previsão para o plantio dessas mudas é até o fim deste ano. O objetivo é promover tanto o enriquecimento arbóreo na zona urbana como a restauração florestal em áreas de preservação permanente de nascentes e margens de córregos na zona rural do município, visando a proteção dos recursos hídricos. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Meio Ambiente (Semea) e SSM.

O Plano Municipal de Arborização está sendo desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos, em conjunto com o Ipplan, e vai traçar o diagnóstico do patrimônio arbóreo e nortear as decisões sobre a arborização urbana, a partir do estabelecimento de diretrizes de planejamento, implantação e manejo. Hoje, São José possui 130 mil árvores no perímetro urbano.

O munícipe que desejar uma árvore próxima de sua casa deve fazer uma solicitação pelo telefone 156 e assim garantir que a espécie plantada se desenvolva sem causar danos às calçadas e fiação elétrica.