Treinador joseense é chamado para seleção feminina de basquete
13/06/2016

Secretaria de Governança

O técnico Carlos Lima, que treina a equipe feminina de basquete de São José dos Campos, é o novo comandante da Seleção Brasileira Sub-18. Na sexta-feira (10), ele já convocou 11 jogadoras para participar da Copa América da categoria.

Carlinhos, como é conhecido, recebeu a tarefa de escolher o time que vai defender o Brasil na Copa América – Pré-Mundial da categoria - que será disputada em Valdívia, no Chile, entre os dias 13 e 17 de julho. A competição vai classificar os quatro primeiros colocados para o Campeonato Mundial Sub-19 de 2017.

Assumindo pela primeira vez o desafio de dirigir a equipe nacional, Carlinhos falou sobre a expectativa. “Comandar uma Seleção Brasileira é a realização de um sonho. É tudo que eu buscava profissionalmente. Estou muito satisfeito com esse convite da Adriana Santos (Coordenadora de Seleções Femininas) e da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). A minha expectativa para a Copa América é primeiro a conquista da vaga para o Mundial do próximo ano e fazer uma boa competição”, disse o técnico, de 44 anos, que comanda desde 2009 a equipe adulta de São José (SP).

“Para chegarmos a esse objetivo chamamos num primeiro momento 11 jogadoras, com base na equipe que conquistou o título invicto do Campeonato Sul-Americano Sub-17 (Paraguai/2015). Além disso, conversei também com os técnicos e avaliamos as condições que as jogadoras se encontram nesse momento”, completou.

Radicado em São José dos Campos, Carlos Lima, que nasceu em Belo Horizonte (MG), treina equipes de basquete joseenses desde 2003 em diversas categorias. Ele comandou o time feminino vice-campeão dos Jogos Regionais do ano passado. A convite do Maranhão, Lima assumiu a equipe do Nordeste do país durante a última Liga de Basquete Feminino e retornou ao São José no fim da temporada do nacional.

Carlos Lima tem no currículo pelo São José um bicampeonato paulista de basquete feminino sub-19, um vice-campeonato paulista adulto e duas terceiras colocações na LBF (Liga de Basquete Feminino), além de ter sido eleito seis vezes o melhor treinador do estado de São Paulo.

Além das 11 jogadoras, o treinador irá aproveitar para completar o grupo as atletas que disputarão o Campeonato Mundial Sub-17, no final de junho na Espanha.

“Essas duas Seleções Brasileiras Sub-17 e Sub-18 se completam. São duas gerações com muitos talentos. E como se trata de uma competição extremamente importante e classificatória, optamos por convocar as atletas que se encontram no melhor momento para esta competição”, concluiu o treinador.

Na Copa América, o Brasil está no grupo “A” e estreia contra a Venezuela no dia 13 de julho, às 16h45 de Brasília. Ainda na fase de classificação as brasileiras irão enfrentar os Estados Unidos (15, às 19h) e a Guatemala (16, às 16h45). A chave “B” é formada por Argentina, Chile, Canadá e México.

A Seleção Brasileira Sub-18 Feminina se apresenta no dia 2 de julho, às 13h de Brasília, na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso (MG), onde realizarão os treinamentos em período integral. A delegação nacional embarca para o Chile no dia 11 de julho.

O técnico acumula a função com a de treinador da equipe principal de basquete feminino de São José dos Campos, que é mantida pela Prefeitura.