Com a chegada do frio, Prefeitura intensifica serviço de abordagem
14/06/2016
O reforço no serviço refletiu no aumento do número de pessoas em situação de rua encaminhadas aos abrigos.
O reforço no serviço refletiu no aumento do número de pessoas em situação de rua encaminhadas aos abrigos. Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Com o frio intenso dos últimos dias, o serviço de Abordagem Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de São José dos Campos, intensificou o atendimento à população em situação de rua.

O reforço no serviço refletiu no aumento do número de pessoas em situação de rua encaminhadas aos abrigos. Antes, a média era de cerca de 85 atendimentos diários, mas subiu para 115 pessoas. Nos abrigos, eles recebem alimentação, roupas e fazem sua higiene pessoal.

A abordagem foi intensificada também nos pontos mais críticos durante a madrugada, onde se localizam as pessoas em situação de rua que recusaram o encaminhamento para as unidades de acolhimento.

No período mais crítico, que é a madrugada, são abordadas em média cerca de 61 pessoas em situação de rua, sendo que 80% dessa média aceitam atendimento e são encaminhadas para os abrigos e outras unidades que atendem essa população, aquelas que recusaram o encaminhamento para os serviços são monitoradas pelos educadores sociais.

Os moradores em situação de rua chegam ao serviço de acolhimento institucional por meio da procura espontânea e pelas abordagens.

Abordagens 

A SDS mantém a abordagem 24 horas por dia em toda a cidade, com objetivo de estabelecer vínculos e identificar as situações vivenciadas por esta população, construindo possíveis encaminhamentos para a rede de serviços e órgãos de defesa de direitos.

A equipe de abordagem social tem 20 agentes educadores que trabalham com rádios de comunicação e se dividem em seis equipes que atuam em toda a cidade. A população pode acionar o serviço pelo telefone 153.

Centro Pop 

Durante o dia, os moradores em situação de rua de São José dos Campos participam das atividades no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), que oferece serviços de acesso à rede pública de saúde, educação, trabalho, além das oficinas e acompanhamento individual, visando a construção de projetos de vida, respeitando suas escolhas. O serviço atende em média cerca de 95 pessoas por dia na Rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo.