SJC entrega selo compromisso com gestão sustentável de resíduos
14/06/2016
O selo compromisso reconhece os atores da sociedade civil envolvidos nas metas do Plano Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
O selo compromisso reconhece os atores da sociedade civil envolvidos nas metas do Plano Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Foto: Divulgação

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Uma cerimônia na manhã desta terça-feira (14) marcou o reconhecimento de entidades, empresas, órgãos públicos e cidadãos que estão promovendo atitudes sustentáveis com relação aos resíduos sólidos, preocupados com a qualidade ambiental do município. 

A Prefeitura de São José dos Campos entregou o “Selo Compromisso” para cerca de 50 representantes de cooperativas de catadores, empresas, associações de classe, secretarias, escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBS), que foram reconhecidos por boas práticas como a separação e destinação correta do lixo reciclável, a promoção da educação ambiental, a adoção da compostagem de resíduos orgânicos e a inclusão dos catadores na cadeia da reciclagem.

O selo compromisso foi criado para reconhecer os atores da sociedade civil envolvidos nas diretrizes e metas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), instrumento que norteia a política ambiental de resíduos sólidos do município, por meio de um plano de metas, programas e ações pactuadas com a sociedade.

“O evento foi ótimo, a incorporação e valorização das cooperativas de catadores nesse processo é fundamental, pois elas desempenham um trabalho braçal na cadeia de reciclagem e estão em contato direto com as pessoas, fortalecendo a conscientização da população”, destacou Clodoaldo dos Santos, presidente da Cooperativa Coopertech Resíduos Eletrônicos.

A nutricionista Elizabeth Bismark, da Secretaria de Saúde, recebeu o selo juntamente com representantes de unidades básicas de saúde pelo projeto de Hortas Comunitárias e compostagem de resíduos orgânicos que está sendo implantado em 12 unidades básicas de saúde. “Este selo é uma homenagem muito grande. Esse reconhecimento dá visibilidade ao cuidado diário promovido por estes atores, visando o benefício coletivo. É algo muito nobre”, destacou.

O vice-presidente da Obra Social Célio Lemos, Carlos Villarrojas, há cerca de um ano implantou um programa de gestão de resíduos que envolve Horta Comunitária e compostagem na creche-escola da entidade. Ele também destacou a importância da iniciativa.

“Esse reconhecimento tem um efeito motivador muito grande com nossos funcionários e alunos. Iniciamos o projeto no ano passado com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, tendo como objetivo a educação ambiental, o fornecimento de hortaliças saudáveis para alimentação das nossas crianças e a geração de renda. Já processamos cerca de 1.800 quilos de resíduos orgânicos e deixamos de emitir 1,5 toneladas de CO2 na atmosfera”, contou.

Para o presidente do conselho do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil, Carlos Aquino, o selo confere unidade ao processo. “Acredito que o selo é uma ferramenta a mais para que as pessoas, escolas e entidades envolvidas reconheçam que suas iniciativas estão interligados e fazem parte de um objetivo único de sustentabilidade para município.”

Para o diretor de gestão ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, "o envolvimento destes atores sociais traduz o espírito da política de resíduos “essa participação é muito importante, pois demonstra o senso de cidadania e de responsabilidade socioambiental para com um problema que pertence a todos nós. Esse é o elemento essencial para que o plano tenha êxito.”