Conferência Municipal das Cidades terá série de reuniões preparatórias
14/06/2016

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos realizará a partir desta quinta-feira (16) uma série de sete reuniões preparatórias sobre a 6ª Conferência Municipal das Cidades. O objetivo dos encontros é orientar sobre a importância da participação popular nesta nova etapa do evento, que discutirá com diversos setores da sociedade a construção de políticas públicas que podem ser implementadas nas questões relativas ao desenvolvimento urbano.

A primeira reunião será nesta quinta-feira, a partir das 19h, na escola Sebastiana Cobra, no Jardim das Indústrias, região oeste da cidade. No local, os moradores serão recepcionados por técnicos da Secretaria de Planejamento Urbano e membros da Comissão Preparatória da 6ª Conferência. A equipe iniciará a reunião com uma apresentação sobre o evento e ficará à disposição para eventuais dúvidas.

O segundo encontro será na segunda-feira (20), com os moradores da região norte de São José, também a partir das 19h, na Casa do Idoso Norte. No dia seguinte, na terça (21), as discussões serão realizadas na Casa do Idoso Sul, às 19h. Na quarta-feira (22), a reunião preparatória ocorrerá na Casa do Idoso Leste, às 19h, e na quinta-feira (23), no mesmo horário, será a vez da Casa do Idoso Centro receber a população residente na zona central de São José.

Já no sábado (25), os debates sobre a 6ª Conferência Municipal das Cidades serão realizados em São Francisco Xavier, às 10h, na escola Mercedes Rachid Edwards. O último encontro está agendado para a segunda-feira (27), na escola Maria Veronese, no Jardim da Granja, região sudeste, a partir das 19h.

6ª Conferência

Quem tiver interesse em participar da 6ª Conferência Municipal das Cidades, que vai ocorrer entre os dias 1º e 2 de julho, pode preencher o cadastro disponível no site oficial da Prefeitura. As atividades ocorrerão no CEFE (Centro de Formação do Educador), na Avenida Olivo Gomes, 250, Santana, ao lado do Parque da Cidade.

O tema desta edição é A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas. “Os participantes vão debater e apresentar propostas em torno dos desafios colocados pela cidade que temos, em busca da cidade que queremos, passando por assuntos ligados ao Plano Diretor, assim como à função social da cidade e da propriedade”, explicou o secretário de Planejamento Urbano.

Serão realizadas palestras e propostos debates temáticos em torno de dois grandes eixos de trabalho: Gestão Democrática, Desafios do Plano Diretor e Conselho da Cidade e Instrumentos Urbanísticos para Efetivar a Função Social da Cidade e da Propriedade.

O resultado das discussões será apresentado na Conferência Estadual, marcada para ocorrer entre o final de 2016 e o início de 2017, com a participação de delegados eleitos pela Conferência Municipal. Após a Conferência Estadual, a demanda será sintetizada e discutida na Conferência Nacional, que ocorrerá em Brasília, em junho de 2017.