Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos inaugurou nesta terça-feira (14) a exposição “São José e os Atletas Olímpicos”, que ficará à disposição do público até 3 de julho no Centro de Formação do Educador (Cefe), localizado na Avenida Olivo Gomes, 250, Santana, na região norte. Participaram da cerimônia de lançamento, realizada no mesmo local, cerca de 200 pessoas, entre profissionais e lideranças da cidade ligadas ao esporte, além dos atletas olímpicos Zé Geraldo (1968 e 1972), Fabiola Molina (2000, 2008 e 2012) e Diogo Yabe (2004).
Falando em nome dos atletas, Fabiola declarou estar muito feliz com a honraria de fazer parte da celebração na cidade onde ela nasceu. “Eu gostaria de agradecer a São José dos Campos por ser uma cidade que pensa esporte, que vive o esporte, que tem uma história com o esporte, que tem uma cultura esportiva, que tem um trabalho voltado para o esporte.”
O secretario de Educação ressaltou que a importância do caráter multidisciplinar das ações empreendidas pala administração. “Cultura, educação e esportes têm de estar sempre juntos porque são a base e a força de uma nação.” Ele destacou também que os atletas servem de modelos para os alunos quando fazem visitas às escolas. “A presença de um atleta, a presença de um ídolo, a presença de quem tem uma projeção maior na mídia é muito importante para nossas crianças.”
Para o secretário de Esportes, a exposição é o coroamento do empenho dos profissionais que participaram de todas as etapas do processo. “O Museu levou, do início das pesquisas até à conclusão dos painéis, seis meses de trabalho.”
Organizada pelo Museu de Esportes, a iniciativa faz parte das comemorações em alusão à passagem da tocha olímpica pela cidade, programada para o dia 26 de julho, véspera do aniversário de 249 anos de São José.
A exposição, que traz painéis fotográficos com a trajetória de 17 atletas que marcaram a história da cidade, é itinerante e deverá percorrer mais seis escolas municipais, além de passar pelo Centro da Juventude e marcar presença no Parque da Cidade durante a passagem da tocha olímpica no local.
Conforme o coordenador do Museu de Esportes, a mostra é um reconhecimento ao esforço dos joseenses que representaram o Brasil com muita dedicação nos Jogos Olímpicos. “O objetivo da exposição é resgatar a memória olímpica de São José. Para isso realizamos uma pesquisa com os principais atletas joseenses, ou moradores da cidade, que participaram das olimpíadas.”
Tocha olímpica
A passagem da chama olímpica por São José dos Campos será especial para um grupo de nove estudantes da rede pública que vão participar do revezamento, que já percorre as cidades brasileiras. Eles venceram um concurso promovido pela Coca-Cola em outubro.
Da rede municipal, vão conduzir a tocha olímpica os estudantes Manuela Alves da Silva (Escola Municipal Maria Amélia Wakamastu) e João Otávio Lima Oliveira (Escola Municipal Dosulina Chenque). Os demais estudantes são da rede estadual.