Urbam inaugura Centro de Triagem e faz soltura de peixes
15/06/2016

Secretaria de Governança

A Urbam inaugura nesta sexta-feira (17), às 15h, o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis no subdistrito de São Francisco Xavier. A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, visa a separação dos materiais provenientes da coleta seletiva feita no subdistrito e integra a programação da Semana de Meio Ambiente. 

A separação dos materiais recicláveis no próprio distrito agrega benefícios ambientais e sociais ao local, já que São Francisco Xavier é área de proteção ambiental e destino turístico ecológico cada vez mais concorrido no Estado de São Paulo.

São coletadas 1,82 tonelada/dia de materiais recicláveis no local. A coleta é feita uma vez por semana, toda terça-feira. Após a separação, os fardos de diversos tipos de materiais são prensados e seguem para a reciclagem. A população também passará a ter um local para destinar eletroeletrônicos inservíveis.

Dois funcionários de São Francisco, que atuam na Urbam em São José dos Campos, voltaram a trabalhar perto de casa. O Centro de Triagem fica na Rua Ezequiel Alves Graciano. O horário para que a população descarte os eletroeletrônicos é das 8h às 11h e das 12h às 15h30, de segunda a sexta-feira.

Soltura de peixes 

A Urbam, em parceria com a Cesp, realizará também nesta sexta-feira (15) a soltura de peixes adultos da espécie Pirapitinga do Sul, no Rio do Peixe, nas proximidades do novo Centro de Triagem. A ação terá participação de alunos da EMEF Mercedes Rachid. A soltura visa o repovoamento da espécie ameaçada de extinção e está sendo feita por etapas até completar o total de 60 mil peixes. 

O Pirapitinga do Sul habita o Rio Paraíba e costuma usar as fortes correntes de água para dar saltos espetaculares. Assim como a truta, ele só vive em águas limpas. Pirapitinga-do-sul é o nome popular do Brycon nattereri, da família Characidae. Além do Rio Paraíba, a espécie habita as bacias Amazônica, Araguaia e Prata.

Pirapitinga do Sul é um peixe de escamas; corpo alongado, um pouco alto e comprimido. O dorso é escuro e as nadadeiras amareladas. Apresenta três séries de dentes multicúspidados na maxila superior. Espécie de médio porte, pode atingir 40 a 50cm de comprimento total. Consta da lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.