Secretaria de Educação e Cidadania
O Programa Escola Interativa chegou à 41ª unidade na tarde desta quarta-feira (15), com a implantação em mais duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental: EMEF Profª Martha Abib Castanho, no Jardim Satélite, região sul, e EMEF Profª Maria Augusta Moreira da Costa, no Jardim Uirá, região leste. Com as novas unidades, o programa chega a 87% da Rede Municipal.
Alunos e educadores participaram da cerimônia de entrega da nova tecnologia e da aula inaugural aberta à comunidade escolar. A diretora da EMEF Professora Maria Augusta, Ana Luísa Nunes Rezende, contou que os alunos estavam ansiosos pela implantação do programa.
“Com o programa, o professor poderá programar a aula com os recursos do projetor interativo, que irá permitir o acesso à vasta biblioteca virtual que é a internet, trazendo o mundo para dentro da sala de aula”, disse a diretora.
"As crianças e até mesmo os professores estavam bem ansiosos pela chegada da Escola Interativa. Com ela, teremos mais possibilidades do mundo digital. Nossa escola agora só tem a agradecer por essa ferramenta", disse Paula Vilena, diretora da EMEF Professora Martha Abib.
"Na escola, estamos para aprender. Com a Escola Interativa, vamos aprender muito mais, vai ser muito mais divertido participar das aulas", disse o aluno Cássio Lopes.
O Programa Escola Interativa, implantado na rede municipal desde julho de 2014, vem contribuindo decisivamente para um novo processo de aprendizagem que une tecnologia e pedagogia. A iniciativa tem capacitado profissionais de educação, modernizando e transformando toda a rede.
“Com a Escola Interativa, os alunos poderão brincar aprendendo e aprender brincando, tornando as aulas ainda mais divertidas e interessantes”, disse o prefeito.
Até o final deste mês, todas as 47 EMEFS serão cobertas pela Escola Interativa, permitindo o acesso tecnológico e preparando mais de 60 mil alunos para o futuro. Além do Ensino Fundamental, a Educação Infantil foi beneficiada pelo programa com salas de leitura interativas.
Espaço Sensorial
Na EMEF Professora Martha Abib, também foi inaugurado, junto com a implantação da Escola Interativa, o Espaço Sensorial, que é um lugar para os alunos caminharem e estimularem os cinco sentidos, com hortaliças, solos e aromas diferentes. Como parte do eixo de meio ambiente na grade curricular, a escola é a primeira a implantar esse espaço, junto com a horta orgânica e o espaço de compostagem.