Secretaria de Governança
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), por meio do Arquivo Público de São José dos Campos, lança o livro “Ditadura Nunca Mais”, que traz a íntegra do relatório da Comissão da Verdade Michal Gartenkraut, organizado e escrito pelo sociólogo Moacyr Pinto, relator da comissão. O lançamento será neste sábado (18), às 19h, na Praça Conêgo Manzzi, em São Francisco Xavier, durante o 1º Encontro na Mantiqueira - Literatura em Foco.
O livro é composto por 92 relatos dos depoentes, produzidos em 18 reuniões, realizados entre outubro de 2014 e maio de 2015, e também conta com cópias de relatórios dos órgãos de informações, atas de reuniões, recortes de jornais sobre “espionagem” e perseguições a pessoas e organizações da sociedade no período da Ditadura Civil-Militar.
Nesta obra, são divulgados os episódios de repressão passados durante a ditadura pouco conhecidos pela população e escondidos no decurso do período de repressão. A liberação desses documentos fornecem subsídios para os interessados na pesquisa sobre esse período da história de São José dos Campos.
No dia 28 de junho, às 19h, será feito outro lançamento do livro no Museu Municipal (Praça Afonso Pena, 29). A cerimônia terá a participação especial do Coral Libercanto, que vai apresentar músicas de Gonzaguinha.
A Comissão da Verdade Professor Michal Gartenkraut foi instituída pelo Decreto Legislativo 12/2013, da Câmara de São José dos Campos, e instalada na sessão do dia 8 de outubro de 2013, com o objetivo de apurar casos de violação de direitos humanos ocorridos no município durante a Ditadura Militar. Suas atividades foram baseadas nos termos do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Comissão Nacional da Verdade, instituição criada em 2011, com sede em Brasília.
Michal Gartenkraut dirigiu o ITA por cinco anos como reitor. A iniciativa do diretor em diplomar engenheiros do ITA perseguidos durante a Ditadura gerou reação e os militares acabaram afastando-o do cargo.