Projeto beneficiado pelo FMC faz apresentação na Fundhas
16/06/2016
FMC
O elenco apresentou o “Teatro do Oprimido”, uma técnica que visa fomentar discussões a respeito de determinados assuntos Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Um grupo de 110 adolescentes da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Sozua) - Unidade Parque, curso Pronatec Fundhas de Agente Cultural da Unidade Profissionalizante Eugênio de Melo (UPEM) e do Programa Jovem Aprendiz -, acompanhou uma apresentação teatral nesta quinta-feira (16), no auditório da sede, região sul de São José dos Campos.

O espetáculo foi apresentado pelos integrantes do projeto “Pula pro Palco”, beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). O elenco apresentou o “Teatro do Oprimido”, uma técnica que visa fomentar discussões a respeito de determinados assuntos e aborda temas variados sobre situações da sociedade em que vivemos. O tema da apresentação foi “O Direito dos Animais”, que teve como objetivo avaliar a conscientização dos jovens em relação à proteção dos animais nos dias atuais.

Durante a apresentação, foi apresentada uma cena de opressão, na qual o oprimido encontrava-se sempre em situações complicadas. Os adolescentes tiveram a oportunidade de participar, dando sugestão de ações para ajudá-lo a se livrar da opressão, e subiram ao palco, substituindo o papel do oprimido em cena.

Segundo a atriz Regiane Silveira, a ideia do projeto surgiu a partir de interesses em comum de jovens sobre diversos assuntos, e optaram pela apresentação do Teatro do Oprimido na tentativa de trabalhar esses interesses, já que o teatro permite a interação e participação do público. 

“Escolhemos realizar a apresentação aqui na Fundhas por acreditarmos na importância de trabalhar essas reflexões com as crianças e adolescentes, tentando contribuir assim, com soluções para as situações abordados nos temas das nossas apresentações”, explica Regiane.

O Fundo Municipal de Cultura é uma iniciativa gerenciada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) destinada ao financiamento de projetos que visam o fomento, produção, pesquisa, formação, difusão e o estímulo a programas e produções de natureza artística e cultural em São José dos Campos.

A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 19 unidades distribuídas nas regiões da cidade.